Técnicos da Sema apresentam o bom resultado do subprojeto Botucatu ao GEF Mar
15 de fevereiro de 2022 - 13:47
Os pontos focais e gestores das Unidades de Conservação (UCs)federais e estaduais, para os Subprojetos GEF Mar – Região Nordeste, reuniram-se para apresentar os resultados alcançados no ano de 2021. A gestora Izaura Lila, do Parque Estadual Marinho Pedra da Risca do Meio (Pemprim)e a orientadora, Andrea Moreira, da Célula de Biodibversidade (Cedib) da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), participaram do econtro virtual ocorrido na tarde de segunda-feira (14), iniciado às 14h30.
“Alcançamos 85% de execução de todas as atividades planejadas”, informou Andrea. As técnicas da Sema apresentaram os resultados positivos do Subprojeto Botucatu executado no estado do Ceará. “O Botucatu foi selecionado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), no âmbito do GEF Mar, com o objetivo promover a participação social e o envolvimento de pescadores, marisqueiras e filhos de pescadores, a partir da perspectiva da etnoconservação”, completou.
Segundo Izaura Lilo, o bom resultado é decorrente da execelente articulação com a Colônia de Pescadores da Z8, no Mucuripe, em Fortaleza; do intercâmbio de experiências com outros projetos desenvolvidos na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais; o protagonismo de jovens da pesca e as novas estratégias implementadas para tempos de pandemia. “Um exemplo é a criação da Rede de Mulheres Pescadoras e Marisqueiras Artesanais do Ceará ocorrida em 2021”, disse Izaura Lilo.
No encerramento da reunião ficou decidido que a Coordenação do projeto, junto ao Funbio e ICMBio/MMA, vai fazer uma análise sobre a seleção de bolsistas para os estados. Além dos representantes do Ceará, pontos focais e gestores das UCs federais sob a gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o encontro contou também com a participação de técnicos dos estados de Pernambuco, Paraíba e Bahia.
Projeto BOTUCATU
“O edital Funbio 01/2019, no âmbito do GEF Mar, convidou as unidades executoras do projeto a apresentarem propostas de subprojetos que visem promover a articulação e o fortalecimento de organizações comunitárias e comunidades beneficiárias ou usuárias de UCs apoiadas pelo GEF Mar, visando à utilização sustentável de recursos naturais e a participação na gestão dessas unidades.” Fonte: https://www.sema.ce.gov.br/areas-protegidas/programas-e-projetos/projeto-botucatu/ ).
“Emergiu como resultado de rodas de conversascom os pescadores, marisqueiras e jovens, filhos de pescadores da Colônia de Pescadores Z8, representados no conselho gestor, sobre as necessidades de entrosamento com os desafios de gestão do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio”. Fonte: https://www.sema.ce.gov.br/areas-protegidas/programas-e-projetos/projeto-botucatu/ ).