Sema e Unimed, uma parceria boa para o meio ambiente e para a população

25 de janeiro de 2022 - 16:59

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Unimed comemoram seis anos de boa parceria. A iniciativa, firmada por meiode Acordo de Cooperação Técnica, acontece dentro do Programa Carbono Neutro da Unimed Fortaleza, que visa o plantio anual de mudas de espécies nativaspara compensar as emissões de Dióxido de Carbono (CO2). “Proveniente da queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo, gás natural, turfa), queimadas e desmatamentos, o CO2 é um dos principais gases que contribuem para o aumento do efeito estufa”, explica a coordenadora de Biodiversidade da Sema, Dóris Santos.

De acordo com a Célula de Políticas de Flora (Ceflor) da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/Sema), “Os plantios foram realizados entre os anos de 2017 e 2021, em áreas degradadas das seguintes Unidades de Conservação (UCs): Parque Estadual do Cocó (PC) e Parque Estadual Botânico do Ceará (PEBCE). “Foram plantadas cinco mil mudas de espécies nativas”. Para este ano, já está planejado para o Parque Botânico, o plantio de mais 1.500 muda.

O Acordo de Cooperação Técnica, também prever os tratos culturais – limpeza dos plantios para evitar a competição por ervas daninhas e a realização de talhões e aceiros para prevenção contra incêndios – e o monitoramento dos plantios. Os tratos culturais são realizados pelas equipes de técnicos da Ceflor/Cobio-Sema e pela equipe da UC onde o plantio foi realizado. “Visando assegurar a sobrevivência das mudas, esse trabalho é realizado para assegurar uma maior sobrevivência das mudas” , informa o técnico Lucas Silva, da Ceflor/Cobio-Sema.

Saiba mais

Os plantios de mudas, além de neutralizar o CO2 contribui para a redução do aquecimento global, e para o reflorestamento do território cearense. E mais, previne o assoreamento de corpos hídricos, controla a erosão do solo, retém poluentes atmosféricos, preserva e recupera ecossistemas degradados e prevenção de deslizamentos de terra, contribui para o fornecimento de abrigo e alimentos para a fauna, embeleza a paisagem, reduz a poluição acústica em cidades, controlaa temperatura, mantendo-a entre 5 a 9 graus abaixo do registrado em regiões sem árvores,  e porfim propicia a sensação de bem- estar físico e mental.

Durante a  44ª Convenção Nacional Unimed,  foi apresentado que a cada cinco árvores, é possível neutralizar uma tonelada de CO2. Assim,é possível afirmar que os plantios realizados pela Unimed no Ceará, irão neutralizar cerca de 1.300 toneladas de carbono, quando atingirem a fase clímax ou floresta consolidada.