25 anos  de descoberta do soldadinho-do-araripe

14 de dezembro de 2021 - 16:49

Nesta quarta-feira (15),  a descoberta  do soldadinho- do-araripe comemora 25 anos.  Segundo o pesquisador e biólogo, Weber Girão, “uma espécie simbólica do Ceará”.   Em dezembro de 1996, o pássaro com cerca de 15 centímetros de comprimento e 20 gramas de massa, foi encontrado nas encostas da Chapada do Araripe,  no Cariri cearense. Para o pesquisador, um planalto  famoso por revelar fósseis de aves entre as mais antigas do mundo, abriga o soldadinho. “Um dos pássaros neotropicais de origem mais recente (onze mil anos), denominado cientificamente  de Antilophia bokermanni”, disse.

De acordo com  Girão, o povo local  emprega outros nomes para denominar o soldadinho-do- araripe, como lavadeira-da-mata, levadeiro e língua-de-tamanduá.” Trata-se de uma bela espécie em risco de extinção com a qual estou envolvido há 25 anos”, contou.  A espécie é globalmente ameaçada de extinção pela perda de hábitat, provocada pelo desmatamento e degradação de mananciais, estando entre as 190 aves classificadas como Criticamente em Perigo de desaparecer no mundo, das quais 22 vivem no Brasil.

Para o Governo do Ceará é importante a preservação da espécie única,  ave endêmica,   encontrada na região do Cariri.  Nesse contexto  estimula  políticas públicas para a  criação de áreas protegidas. Em julho de 2019 criou a Unidade de Conservação (UC) Municipal, Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) Soldadinho-do-Araripe, que corresponde a uma área de 4.480,07 hectare. A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realizou os trabalhos técnicos para criação da REVIS, por meio da  Célula de Diversidade Biológica (Cedib), da Coordenadoria de Biodiversidade, da Sema.

 

Confira artigo do pesquisador, biólogo, Weber Girão.