Em tempo de férias, “Viva o Parque” no Cocó, Botânico, Curió e Maranguapinho

9 de dezembro de 2021 - 13:24

 

Uma excelente alternativa para o lazer em família em tempo de férias é o projeto Viva o Parque (VoP). Uma realização do Governo do Ceará, acontece todos os domingos, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com uma  programação, inteiramente gratuita, nas Unidades de Conservação (UCs) estaduais, Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho, Parque Estadual do Cocó, e Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió, em Fortaleza, e no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia.

Neste domingo (12), haverá práticas de educação ambiental, lazer e esporte. Ainda devido à pandemia, há restrições. O uso da máscara é obrigatório. As atrações operam com capacidade reduzida para manter o distanciamento social e algumas atividades que precisam de contato – como massoterapia, por exemplo – ainda não estão liberadas. Todos os locais terão fiscais, além de disponibilização de álcool em gel. No Parque Estadual do Cocó, na Floresta do Curió e na APA do Maranguapinho, as atividades acontecerão entre 8h e 12h. No Parque Estadual Botânico, de 9h às 12h. No sábado (11), o arvorismo também funciona no Cocó.

O Viva o Parque propicia à população a oportunidade de reaproximar-se da natureza por meio de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação, realizadas em áreas de Unidades de Conservação Estaduais. Dentre as atividades merecem destaque o circuito de arvorismo, no Cocó; parede de escalada; oficinas de plantas; distribuição de mudas; aula de Yoga; aula de Tai Chi Chuan; aula de biodança; aula de zumba; aula de dança de salão; aula de aeróbica; SlackLine; recreação infantil (contação de história, brincadeiras tradicionais, circuito de Cross Kids); cama elástica.

Em meio às atrações de lazer ao ar livre no Parque do Cocó, com mais de 2 km de trilhas interligadas, vale a pena conhecer o Meliponário Parque Escola, onde os visitantes poderão conhecer boas práticas para o manejo e conservação de abelhas sem ferrão, por meio de uma oficina que acontece a partir de 9 horas. Já no Botânico, tem pedalinho e meliponário também, uma biblioteca e  6 km de trilhas com  vasta diversidade de fauna e flora.

 

Projeto Viva o Parque

Parque Estadual do Cocó

Dia: Todos os domingos

Horário: de 7h às 12h

Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza.

 

Parque Estadual Botânico do Ceará

Dia: Todos os domingos

Horário: de 9h às 12h

Endereço: Estrada José Aragão e Albuquerque, s/n – Itambé, Caucaia.

 

Área de Relevante Interesse (ARIE) do Sítio Curió

Dia: Todos os domingos

Horário: de 8h às 12h

Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, Fortaleza-CE.

 

APA do Estuário do Rio Maranguapinho

Dia: Todos os domingos

Horário: de 8h às 12h

Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, no Canindezinho, próximo à EEEP Darcy Ribeiro, em Fortaleza.