Novos ares: Sema e SSPDS juntas no combate às mudanças climáticas no Ceará

8 de dezembro de 2021 - 16:45

Hoje (8), é um dia para ficar no calendário da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Juntas, deram um grande passo para a neutralização das emissões de dióxido de carbono (CO2), no Ceará. Nesta manhã, às 7h30, no Parque Estadual Botânico do Ceará,em Caucaia, o titular, Sandro Caron, da SSPDS, iniciou o plantio de 200 árvores. ”O quantitativo é relativo ao consumo anual de combustíveis fósseis (diesel e gasolina), transporte aéreo e consumo de energia elétrica pela SSPDS”, informou Caron.

O plantio é a primeira de uma série de ações do programa Novos Ares, da SSPDS, e vai resultar no Bosque dos Ipês. Segundo o gestor da Unidade de Conservação (UC) estadual, George Feijão, foram plantadas mudas de Ipê Roxo, Ipê Amarelo e Araticum do Brejo. “Além de neutralizar CO2, o Bosque será um grande espetáculo da natureza”, disse. O gestor representou o titular da Sema, Artur Bruno.

Impossibilitado de comparecer ao plantio, Bruno fez questão de destacar que “tornando-se carbono neutro, a SSPDS vai contribuir para a conservação da nossa biodiversidade e estabilidade do clima”. Um dos maiores responsáveis pelas mudanças climáticas são os gases de efeito estufa (GEE), emitidos principalmente em decorrência da queima de combustíveis fósseis. Uma das formas de neutralizar as emissões de dióxido de carbono é através do plantio de árvores nativas. “Estas árvores fixarão o CO2 e através do processo de fotossíntese irão liberar o oxigênio indispensável para nossa sobrevivência”, explicou.

O plantio foi realizado pela equipe do viveiro de mudas do Botânico sob a coordenação da bióloga Roberta Rocha. De acordo com a técnica do Parque, os Ipês são plantas ornamentais, caducifólias, ou seja, perdem todas as folhas que são substituídas por cachos de flores de cores intensas, e crescem bastante, podendo alcançar de 20 a 30 metros de altura.