Opção de lazer gratuita, “Viva o Parque” acontece neste domingo em quatro unidades de conservação estaduais

3 de dezembro de 2021 - 09:50

As férias chegaram e o governo do Ceará oferece uma excelente alternativa para o lazer em família: o programa Viva o Parque (VoP), que acontece todos os domingos, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A programação, inteiramente gratuita, acontece nas Unidades de Conservação (UCs) Parque Estadual do Cocó, Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho e Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió, em Fortaleza, e no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia.

Neste domingo, 5 de dezembro, haverá práticas de educação ambiental, lazer e esporte. Ainda devido à pandemia, há restrições. O uso da máscara é obrigatório. As atrações operam com capacidade reduzida para manter o distanciamento social e algumas atividades que precisam de contato – como massoterapia, por exemplo – ainda não estarão liberadas. Todos os locais terão fiscais, além de disponibilização de álcool em gel.

No Parque Estadual do Cocó, na Floresta do Curió e na APA do Maranguapinho, as atividades acontecerão entre 8h e 12h. No Parque Estadual Botânico, de 9h às 12h. No sábado (17), o arvorismo também funciona no Cocó.

O Projeto Viva o Parque propicia à população a oportunidade de reaproximar-se da natureza através de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação, realizadas em áreas de Unidades de Conservação Estaduais. Dentre as atividades merecem destaque o circuito de arvorismo (Cocó); parede de escalada; oficinas de plantas; distribuição de mudas; aula de Yoga; aula de Tai Chi Chuan; aula de biodança; aula de zumba; aula de dança de salão; aula de aeróbica; SlackLine; recreação infantil (contação de história, brincadeiras tradicionais, circuito de Cross Kids); cama elástica.

Projeto Viva o Parque

Parque Estadual do Cocó
Dia: Todos os domingos
Horário: de 7h às 12h
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza.

Parque Estadual Botânico
Dia: Todos os domingos
Horário: de 9h às 12h
Endereço: Estrada José Aragão e Albuquerque, s/n – Itambé, Caucaia.

ARIE do Sítio Curió
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, Fortaleza-CE.

APA do Estuário do Rio Maranguapinho
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, no Canindezinho, próximo à EEEP Darcy Ribeiro, em Fortaleza.