Chuva de sementes sobre o Monumento Natural (Mona) Os Monólitos de Quixadá

25 de novembro de 2021 - 08:00

Hoje (24), os participantes da Competição de voo livre XCeará foram protagonistas de uma ação radical em benefício do meio ambiente. Pilotos de parapente lançaram bombinhas artesanais de sementes de plantas nativas da Caatinga, sobre a área da Unidade de Conservação (UC) estadual, Monumento Natural (Mona) Os Monólitos de Quixadá. “Muito em breve teremos muitos ipês ,catingueiras e pau branco, na região”, disse Samuel Pimenta, gestor da UC, fazendo uma referência às sementes lançadas. A ação é resultada da parceria da Prefeitura Municipal de Quixadá com a competição.

Esse tipo de modelo de reflorestamento foi utilizado em São Paulo, no ano de 1985 quando começaram a ser delineadas estratégias para recuperar a cobertura vegetal devastada do município de Cubatão. Após quatro anos de discussões, pesquisadores chegaram a um modelo inédito no país para a recuperação da floresta, a semeadura aérea, técnica comum em países como Canadá, Japão, EUA, Austrália e Nova Zelândia desde a década de 1920. Depois desta etapa foi elaborado um programa de reflorestamento aéreo para recompor, com espécies nativas, a vegetação afetada das encostas da serra.

Desde o ano de 1997 a cidade de Quixadá é destino comum para pilotos de voo livre. A Terra dos Monólitos ficou conhecida internacionalmente com a quebra do primeiro recorde mundial em terras Brasileiras. Desde então, o Sertão Cearense vem sendo usado anualmente entre os meses de agosto e novembro por pilotos de todo planeta em busca de novos recordes. O voo de parapente é uma modalidade de voo livre que pode ser praticado tanto para recreação quanto para competição, sendo considerado um esporte radical.

A Mona Os Monólitos de Quixadá trata-se de uma UC, categoria proteção integral. Abrange uma área de 28.759,56 ha, no município de Quixadá, cerca de 158 km de Fortaleza. Nas áreas inseridas nesta unidade de conservação, existem formações geomorfológicas, conhecidas tecnicamente como Inselbergs, cujo significado toponímico é “curral de pedras”. Localmente são chamados de serrotes ou monólitos. O principal acesso a Mona se dá, partindo de Fortaleza, pela Rodovia CE 060.