Em evento sobre voluntariado, o AVA é destaque como exemplo de boa prática
12 de novembro de 2021 - 09:41
O Programa Agente Voluntário Ambiental (AVA), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), foi destaque no I Encontro de Boas Práticas em Voluntariado em Unidades de Conservação, promovido pela Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ). “O AVA ficou entre as 25 boas práticas aprovadas do eixo temático Gestão e Operacionalização de Programas e Iniciativas”, informou a orientadora, Andrea Moreira, da Célula de Conservação da Diversidade Biológica (Cedib), da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/Sema). O AVA é uma iniciativa da Sema para promover e incentivar o trabalho voluntário nas unidades de conservação (UCs) estaduais, no Ceará.
Ocorrido nos dias 20 e 21 de outubro, o encontro em formato virtual e voltado para gestores de áreas protegidas, teve como objetivo estimular o voluntariado em UCs e o compartilhar experiências e boas práticas. De acordo com a pesquisadora do IPÊ, Angela Pellin, à frente da organização do evento, “foram dois dias de trabalho com discussões muito intensas, tivemos mais de 700 inscritos e recebemos mais de 40 Boas Práticas de todo o Brasil – via edital. Foi muito difícil selecionar as boas práticas que já estão no nosso site e os participantes. Contamos com 100 participantes que avançaram em temas-chave em cinco Grupos de Trabalho”. A
A estagiária, Luana Vitória Rodrigues, do curso de geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e em treinamento na Cedib, também participou I Encontro de Boas Práticas em Voluntariado em UCs.