Sema participa da Semana do Servidor Público 2021 com palestras sobre a A3P

29 de outubro de 2021 - 15:52

Com o objetivo de auxiliar na implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública ( A3P), e ainda, disseminar a sustentabilidade nos Órgãos Públicos do Governo Ceará, a Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), participou de dois eventos dentro da programação alusiva ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro. Dia 27, na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet), durante evento híbrido com público presencial de onze pessoas e 168 internautas, os técnicos da Sema apresentaram aos servidores da Sedet a A3P. Na ocasião, a Sema propôs a implantação desta agenda na instituição.

Já no dia 29, a dupla de técnicos da Coeas, Milton Alves e Marina Fernandes, participou de uma reunião mediada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município de Chorozinho, com secretários e servidores do município. “Nós colaboramos com o suporte técnico para a implementação da A3P, socializando assim, a assinatura por parte daquela prefeitura do Termo de Adesão da A3P, junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA)”, explica Milton. A Coeas coordena, a nível estadual, a A3P e incentiva e contribui para socialização da mesma, junto aos órgãos públicos estaduais.

Sobre a A3P

O programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), criado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), tem como principal objetivo, promover e incentivar as instituições públicas no país a adotarem e implantarem ações na área de responsabilidade socioambiental em suas atividades internas e externas. É uma iniciativa voluntária e que demanda engajamento pessoal e coletivo.

“As instituições e seus funcionários são incentivados a adotar ações sustentáveis no ambiente de trabalho, desde pequenas mudanças de hábito, até atitudes que geram economia, com base em cinco eixos temáticos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação e licitações sustentáveis.” (Fonte: MMA)