Município de Fortim se prepara para participar do Programa Auxílio Catador
6 de outubro de 2021 - 13:05
Na manhã de hoje (6), Secretário Artur Bruno recebeu em seu gabinete, na sede da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a secretária Idelnizi Santos, do Meio Ambiente, do município de Fortim. Na pauta do encontro, a participação dos catadores daquela localidade, no âmbito do Programa Auxílio Catador, política pública do Governo do Ceará, relevante e permanente, voltada para catadores associados ou cooperados. Também participaram da reunião, Aline Oliveira Souza e Rayanison Moraes, respectivamente, analista e fiscal da pasta municipal.
De acordo com a secretária, em Fortim existem 15 catadores trabalhando no lixão, ainda não organizados. “Nós encontramos muitas resistências para formar uma associação com a participação deles”, disse. “Eles demonstram desconfiança, por isso viemos conversar com o secretário Bruno, para nos orientar no processo de mobilização dos mesmos, algo para fortalecer o nosso argumento. Estamos pensando em levar um representante de uma associação que já participa do programa para uma conversa com eles”, explicou.
Idelnizi ainda destacou que Fortim participa do Consórcio Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Comares UCV) – Litoral Leste, com os municípios de Aracati, Beberibe, Cascavel, e Pindoretama. Unidos por meio do consórcio, as localidades conseguem obter a escala adequada para a destinação e disposição final, ambientalmente correta, de resíduos sólidos. “O consórcio é uma congregação de esforços entre esses municípios consorciados para arcar com os custos de uma gestão técnica, eficiente e modernizada, dos resíduos sólidos.”
Programa Auxílio Catador
O Programa é um auxílio financeiro destinado aos catadores de lixo do Ceará organizados em associações e ou cooperativas. A concessão corresponde a 1/4 do salário mínimo, no valor de R$ 275. Ao todo, serão 12 parcelas em 2021, pagas até o dia 31 de dezembro de 2021. Ao repassar o valor diretamente para aos catadores, por meio de cartão bancário personalizado, o programa busca em contrapartida a esse apoio, o incremento de atividades relativas à reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos.
O Auxílio Catador contribui para a mobilidade social dos catadores; fortalece o associativismo na categoria de catadores; amplia o volume de materiais recicláveis coletados e comercializados pelos catadores, e por conseguinte complementa e aumenta sua renda per capita.