Sema capacita 208 técnicos para a 14a edição do Selo Município Verde
5 de outubro de 2021 - 16:00
Em setembro, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realizou três Seminários Regionais do Selo Município Verde. Dirigidos aos gestores municipais, entre eles, técnicos, secretários do Meio Ambiente e Prefeitos, a capacitação virtual atendeu público-alvo dos 80 municípios mobilizados, pertencentes às seguintes regiões de planejamento: Vale do Jaguaribe, Litoral Oeste, Sertão de Canindé, Sertão Inhamuns, Sertão dos Crateús e Cariri. “Um total de 208 participantes”, informou a técnica, Socorro Azevedo, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema).
O objetivo dos seminários virtuais é orientar e capacitar os gestores ambientais e técnicos municipais, no âmbito do Selo Município Verde (PSMV), 14a edição. “Explicamos a metodologia, o processo de avaliação para a certificação , como por exemplo, a avaliação dos programas, projetos, leis e ações dos municípios, implementadas no período de 2020/2021”, esclarece a técnica que coordena os seminários. com assessoria dos técnicos da Codes/Sema, Hugo Marques e Wersangela Duavi.
Em outubro serão realizados mais quatro encontros. Vai atender representantes dos 104 municípios pertencentes às regiões de planejamento Centro Sul, Sertão Central, Litoral Norte, Grande Fortaleza, Maciço de Baturité, Sertão de Sobral e Chapada de Ibiapaba. De uma maneira geral, as 13 regiões de planejamento serão contempladas com os seminários.
Sobre o Programa Selo Município Verde
O PSMV é um Programa de Certificação Ambiental pública, instituído por lei estadual, para identificar a cada dois anos, os municípios cearenses que desenvolvem ações de proteção ao meio ambiente, “com melhores resultados possíveis na salvaguarda ambiental, atendendo critérios preestabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, proporcionando melhor qualidade de vida para as presentes e futuras gerações”.
Para participar do PSMV, o município inicialmente faz a sua inscrição “on line”. No entanto, é ondição “sine qua nom” que possua Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema). São parâmetros do programa: sustentabilidade, exequibilidade, legitimidade, confiabilidade e equidade seletiva.