Programa Cientista Chefe é apresentado ao Colegiado Estadual do Gerenciamento Costeiro

27 de setembro de 2021 - 14:22

Em caráter extraordinário, o Colegiado Estadual do Gerenciamento Costeiro (Cegerco) se reuniu com técnicos das secretarias do Meio Ambiente (Sema), do Turismo (Setur), do Desenvolvimento agrário (SDA), dos Recursos Hídricos (SRH), das Cidades (SCidades), da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), da Funceme, do Ibama, do Iphan-CE, do Labomar-UFC, da Aquasis-Uece, e de representantes dos municípios da Costa Oeste (Itapipoca) e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Na pauta da reunião virtual, ocorrida no último dia 24, a apresentação do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente, com foco no projeto Planejamento Costeiro e Marinho do Ceará (PCM).

De acordo com o cientista Eduardo Lacerda, o principal objetivo do PMC é elaborar e executar o planejamento e monitoramento costeiro e marinho do estado, de médio a longo prazo, e de forma integrada entre as universidades, órgãos públicos federais, estaduais e municipais, organizações não governamentais, órgãos privados e demais interessados no uso sustentável do sistema costeiro e marinho por meio de três políticas públicas. “Permitirá ao estado ter uma política de longo prazo, visando o uso adequado e sustentável dos espaços litorâneos e marinhos e que tenha por premissa, as vocações naturais desses ambientes, tendo em vista a produção de alimentos, preservação ambiental, recreação e a melhoria de condição de vida das populações que residem, visitam e vivem do litoral”, explica.

Programa Cientista Chefe

O programa Cientista Chefe foi criado pela Funcap, com o objetivo de unir o meio acadêmico e a gestão pública. Por meio do mesmo, equipes de pesquisadores estão trabalhando nas secretarias ou órgãos mais estratégicos do Governo do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implantadas para melhorar os serviços e, desta forma, dar mais qualidade de vida para a população. Na Sema, o Cientista-chefe Meio Ambiente é coordenado pelo pesquisador Marcelo Soares.