Prefeito de Trairi reúne-se com secretário Bruno para tratar do espigão do rio Mundaú
14 de setembro de 2021 - 16:25
Na tarde desta quarta-feira (14), o titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, recebeu o Prefeito Gustavo Monteiro e a secretária de Meio Ambiente, Gláucia de Sena, ambos do município de Trairi. Na pauta do encontro, a questão do avanço do rio Mundaú sobre as casas da comunidade local que ainda não foi resolvido, “mesmo com a construção de um espigão”. O fenômeno acontece no estuário do Mundaú, na Unidade de Conservação (UC) estadual, Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Mundaú, na Costa Oeste do Estado do Ceará.
A equipe do Programa Cientista-chefe Meio Ambiente, da SEMA/ Semace, está analisando o fenômeno e vai elaborar um relatório sobre o assunto. “Como forma de tentar conter a erosão, o espigão atual será ampliado e serão construídos mais quatro”, informou o cientista, Eduardo Lacerda. Segundo a gestora, Ana Michelle, da APA do Estuário do Rio Mundaú, que também participou da reunião, a obra já está prevista no Monitoramento de Projetos Prioritários do Governo do Estado (MAPP).
Estuário
Um estuário é um ambiente como corpos d’água costeiros, semiconfinados, onde ocorre a mistura de água doce, proveniente do continente, com água salgada do oceano. Sofre a influência das marés e apresenta fortes gradientes ambientais, desde águas doces próximos da sua cabeceira, águas salobras, e águas marinhas próximo da sua desembocadura.
APA do Estuário do Rio Mundaú
A APA do Estuário do Rio Mundaú é constituída pelo ecossistema manguezal, berçário natural para a reprodução e o abrigo de diversas espécies, e por dunas barcanas (formato de meia lua) com altura variando de 10 a 15 metros, de onde se tem uma visão panorâmica privilegiada do oceano, da foz do rio, das próprias dunas, da vegetação e do pôr do sol.