Cientistas apresentam Planejamento Costeiro e Marinho do Ceará para Capitania dos Portos

10 de setembro de 2021 - 15:48

O “Planejamento Costeiro e Marinho do Ceará” foi apresentado ao Capitão de Mar e Guerra, Ricardo Barillo Cruz, Capitão dos Portos do Ceará, pela equipe do Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente, coordenada pelo pesquisador Marcelo Soares, cientista-chefe em Meio Ambiente. Na reunião ocorrida dia 8 de setembro, na sede da Capitania, os pesquisadores apresentaram o “andamento” do projeto que está sendo desenvolvido no âmbito da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará.

De acordo com Soares, o Capitão dos Portos se colocou à disposição para colaborar com os trabalhados. “A ocasião propiciou uma excelente oportunidade para troca de ideias e sugestões entre os envolvidos”, disse. Também participaram da reunião, os coordenadores científicos do Planejamento Costeiro e Marinho do Ceará, Eduardo Lacerda Barros; o do Núcleo Costeiro do Planejamento Costeiro e Marinho do Ceará, Paulo Henrique Gomes de Oliveira Sousa do LABOMAR/UFC); e o do Sistema de Informações Geográficas (SIG Ambiental) do Ceará, Renan Gonçalves Pinheiro Guerra.

Programa Cientista-Chefe

Criado na atual gestão da Funcap, o programa tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Através dele, equipes de pesquisadores estão trabalhando nas secretarias ou órgãos mais estratégicos do Governo do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implantadas para melhorar os serviços e, desta forma, dar mais qualidade de vida para a população.

Os projetos e as equipes de pesquisadores são definidos a partir das demandas de órgãos do Governo do Estado. Cada equipe é coordenada por um cientista-chefe cuja escolha ou indicação segue critérios como produção científica, formação e ligação com núcleos de pesquisa de alto nível (segundo a classificação realizada pela Capes para especificar os cursos de excelência em todo o país) de instituições cearenses. Outro requisito é que a área científica de atuação do pesquisador tenha relação com a atuação do órgão estadual a ser beneficiado com o programa.