Um domingo de “Golfe para Todos” no Parque Estadual do Cocó

30 de agosto de 2021 - 08:31

Com 47 tacadas, a dupla formada pelogolfista veterano,Antenor Naspolini e a iniciante,colaboradora daSecretaria do Meio Ambiente (SEMA), Tarcilia Rego, foi a vencedora de mais um torneio da “CopaGolfe para Todos” Realizado na manhã deste domingo (29), no Parque Estadual do Cocó, a emoção ficou mesmo por conta do segundo lugar. As duas duplas empatadas, 57 a 57, partiram para uma acirrada disputade tacadas, que por fim deu a vitória para a veterana Baísa e a iniciante Allana. O titular, Artur Bruno, da SEMA, também participou da competição.

Para Bruno, uma experiência muito positiva, uma satisfação jogar, assim comoobservaro Cocó exercer a funçãode preservação e ao mesmo tempo possibilitar à população, desenvolver atividades de educação ambiental e de recreação, em contato com a natureza. “A própria comunidade se apropriou do espaço público para democratizar ogolfe, inclusive para estudantes de escolas públicas”, contou. A copa é organizada pelo Cocó Golfe Clube, com o objetivo de divulgar o esporte, realizando torneios com apenas um taco (putter).

A iniciante Geórgia Soaresformou dupla com o colaborador da SEMA, Francisco, conhecido como Fofo. “Desde sempre” vai ao Cocó e contou que sentiu muita falta de frequentar o parque no período de isolamento social. Ela disse que recebeu oconvite para participar do torneio com muita alegria. “Mesmo sem nunca ter jogado golfe, apesar daminha formação na área de educação física, eu sempre ficava curiosa observando meninas praticar a modalidade esportiva,quando o convite chegou eu aceitei”, revelou.

Ao contrário de Geórgia, Sara Jane Oliveira, de apenas 27 anos, é uma veterana do golfe “Jogo há 13 anos, comecei em 2008 e até agora não deixei de jogar”, disse a jovem que fez dupla com o secretário Bruno. “Sempre joguei no Cocó, desde antigamente quando contava com apenas três buracos e hoje já tem nove”, explicou. Sara é uma das instrutoras voluntárias que ensinam golfe para estudantes de escolas públicas, duas vezes por semana, no Parque.

Os campos de golfe têm, de forma geral, buracos de três tamanhos diferentes: pequenos, médios e grandes. Por buraco entenda um local para começar e o percurso até o local onde fica o buraco sinalizado com uma bandeira, para permitir ao jogador possa estimar a distância a que se encontra a cada momento. Na bandeira, normalmente, encontra-se escrito o número do buraco. O campo de golfe do Cocó é o único campo público em um parque em todo o Brasil e o único do Norte e Nordeste.

Dedicação e amor

Falando em bandeira, ou melhor, escrevendo, o responsável pelas tantas bandeirolas avistadas no Cocó, é o sociólogo e educador, Antenor Naspolini, um apaixonado pelo esporte e pela ideia de democratizar a prática do golfe. Ele é o idealizador da copa e o incentivador, dessa que vos escreve. Ele me ensinou fundamentos básicos como segurar o taco, posicionar os pés, etc. Me apresentou a modalidade na prática. Mas o que leva Naspolini ater tanta dedicação e amor por esse esporte? “Eu descobri o golfe aos 70 anos, descobri no sentido de jogar, antes eu só via pela televisão”, responde.

Para Naspolini, golfe ajuda na concentração, melhora a coordenação motora e ajuda a fazer amigos. “É uma dádiva divina e eu gostaria de ver mais pessoas desfrutando dessemesmo sentimento”, disse. “No Brasil,o esporte ainda é altamente elitista, mas aqui, temos um campo público, por isso parabenizo à Secretaria do Meio Ambiente por conservar tão bem esse parque, onde respiramos um bom ar, andamos na sombra, jogamos um esporte fascinante e convivemos com pessoas, das mais variadas”, encerrou.

Parque Estadual do Cocó

Considerado o maior parque natural em área urbana do Norte/Nordeste e o 4º da América Latina, sendo o maior fragmento verde da capital cearense, com extenso manguezal, matas ciliares, floresta estacional sem decidual, dunas milenares, vegetação de restinga, campos salinos, vegetação das comunidades ribeirinhas aluviais e lacustres. Com uma área de 1.581ha, engloba os municípios de Pacatuba, Itaitinga, Maracanaú e Fortaleza. Com mais de 2km de trilhas interligadas é uma área é ideal para quem quer praticar esportes e contemplar a natureza. O Cocó já possui Plano de Manejo.

Entendendo o golfe
• Um campo de golfe tem 18 buracos. Cada um desses buracos tem um ponto de partida correspondente (alguns a mais de 300 metros do buraco), chamado tee, no qual o jogador dá a primeira tacada;
• A tacada seguinte deve ser dada no local em que a bola caiu;
• Há vários obstáculos entre o tee e o buraco, que podem ser naturais (árvores, lagos) ou artificiais (bancos de areia);
• O jogador deve colocar a bola no buraco com o menor número de tacadas que conseguir;
• Ganha quem der menos tacadas para completar o campo;
• O handicap permite disputa entre jogadores de nível técnico diferente;
• Um iniciante com handicap 40, por exemplo, conforme vai jogando melhor, reduz esse handicap até o zero;
• O handicap é subtraído do total de tacadas que o jogador dá;
• Se um profissional completar um campo com 80 tacadas, o principiante de handicap 40, que fizer 120 tacadas, empata com ele.

 

Galeria de Fotos:

Crédito imagens: Tarcilia Rego e Otávio Visnardi