1ª Reunião Ordinária Virtual do Colegiado Estadual do Gerenciamento Costeiro do Ceará
30 de agosto de 2021 - 16:07
Na 1ª Reunião Ordinária Virtual do Colegiado Estadual do Gerenciamento Costeiro do Estado do Ceará (Cegerco) foi apresentada a proposta de estrutura metodológica para a elaboração do Plano Estadual Integrado de Biodiversidade, Mudança do Clima e Combate à Desertificação. O encontro, ocorrido no último dia 20 de agosto, marca o final da etapa de envolvimento de instituições interessadas em contribuir na elaboração do Plano. “O próximo passo é a oficialização das instituições interessadas e a formação das câmaras técnicas”, explicou Wersângela Duavi, técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/SEMA).
Participaram da reunião, os representantes da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), da Semace, SPU/CE, Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Secretaria de Turismo (Setur), Secretaria das Cidades (SCidades), Funceme, IPHAN-CE, Labomar-UFC, Federação das Indústrias, Instituto Terramar e representantes dos municípios da Costa Extremo Oeste (Acaraú), Oeste (Itapipoca) e RMF (Fortaleza). Contou ainda com a presença do consultor técnico da Center for Environmental Peacebuilding, Max Almeida, que apresentou o plano junto ao técnico da CEFLOR/SEMA, Kelven Pinheiro.
Plano
Na ocasião foi explicado que “a elaboração de um Plano Integrado de Biodiversidade, Mudanças do Clima e Combate à Desertificação se faz necessária, considerando a riqueza de biodiversidade do Estado do Ceará e seus múltiplos ecossistemas que abrangem litoral, serras úmidas, sertões, chapadas, entre outros, além da riqueza de nossos biomas que compõem a ecologia do estado, a saber, Mata Atlântica e seus ecossistemas associados. Tem também a Caatinga, que abrange cerca de 90 % do território do Ceará, sendo o único bioma exclusivamente brasileiro, abrigando riqueza e diversidade faunística, florística e de recursos naturais, socioeconômicos e culturais sem igual.