SEMA, UFC e Maracanaú assinam acordo de cooperação para gestão compartilhada da ARIE Fazenda Raposa
28 de agosto de 2021 - 09:31
O Governo do Ceará, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Prefeitura Municipal de Maracanaú, assinam Termo de Cooperação Técnica, que tem como objetivo, promover e apoiar a implementação e a gestão compartilhada da Área de Relevante Interesse Ecológico – ARIE Fazenda Raposo. A solenidade de assinatura que acontece segunda-feira (30), ao meio dia, no Buffet Mont Rei, Rodovia CE 065, KM 10, número 10.359, Jaçanaú, em Maracanaú, contará com as presenças do titular da SEMA, Artur Bruno, do reitor da UFC, Cândido Albuquerque, e do prefeito Roberto Pessoa.
O acordo de cooperação, além de estabelecer vínculos institucional, tem por finalidade construir e ampliar o conhecimento das questões ambientais relacionadas às políticas públicas e projetos ambientais voltados à implementação e gestão da ARIE. Entre outros propósitos, estão suscitar a criação de uma cultura de reconhecimento e valorização do patrimônio natural, constituindo-se em um centro de referência para a pesquisa científica, assim como um estímulo à visitação e para agregar atividades e espaços para fruição, pesquisa, lazer e contemplação.
Para o Secretário Bruno, o espaço preservado é muito bonito, está inserido em uma região urbanizada, e tem uma das mais bonitas e completas coleção de carnaúba (Copernicia prunifera), do Brasil, mas, o “fundamental é que será transformado em um local de visitação, uma unidade de conservação (UC) de educação, que além de ser um local de preservação da flora e da fauna, vai ser um local de turismo ecológico, de visitação, de aprendizagem, e de pesquisa”.
Plano de Trabalho
Um “Plano de Trabalho” é parte integrante do Acordo de Cooperação Técnica SEMA-UFC_PMM. Desenvolvido em conjunto pelos três parceiros, estabelece que serão criadas trilhas temáticas na UC, implantação do Centro de Tradições Cearenses, recuperação de áreas degradadas e prédios existentes no local, implantação de viveiros de mudas, reflorestamento, elaboração de plano de manejo e de inventário florístico, entre outras ações.
A Área de Relevante Interesse Ecológico Fazenda Raposo foi criada por meio do Decreto n°33.568, de 30 de abril de 2020 (DOE, 30/04/2020) como uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável. Está localizada no município de Maracanaú-CE, à margem da CE-65, inserida em uma área total de 136,65 hectares e perímetro de 5.630,00 metros. “Um grande ganho para a biodiversidade cearense e agora, com a gestão colegiada, que com certeza, vai melhorar bastante, a situação dessa comunidade que precisa, efetivamente, ser bem cuidada por todos nós”, encerra Bruno.