Projeto amplia em 44% a área do Parque Estadual Marinho Pedra da Risca do Meio

24 de agosto de 2021 - 13:27

O único parque marinho do Ceará, a unidade de conservação (UC), Pedra da Risca do Meio, em Fortaleza, completa 24 anos e vai ganhar de presente a sua ampliação. Segundo o titular, Artur Bruno, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), a UC, criada em 1997, abriga uma grande diversidade biológica e a medida vai contribuir ainda mais para a manutenção desse santuário marinho que será ampliado em 44%. “A área protegida passará de 3.320, para 4.790,16 hectares, com um acréscimo de 1.470 hectares de área de preservação ambiental.

O projeto de lei para aumentar a área protegida do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio (Pemprim) foi enviado pelo governador Camilo Santana, no último dia 17 de agosto, para a Assembleia Legislativa do Ceará. De acordo com o PL, a ampliação do Pemprim se baseia no Plano de Manejo elaborado por estudos técnicos e científicos, em 2019, que mostrou a necessidade da preservação de importantes áreas de recifes e corais localizadas ao sul do Parque, localizada a cerca de 10 milhas náuticas (18 quilômetros) do Porto do Mucuripe, é considerado berçário da vida marinha e área de reprodução de diversas espécies.

Biodiversidade

Uma pesquisa oriunda de parceria entre o Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade de São Paulo (USP) revelou, tendo como foco os peixes, a ocorrência de 131 espécies na área do Parque, cuja profundidade varia de 17 a 30 metros. Do total de espécies, seis são endêmicas das águas brasileiras, ou seja, só ocorrem no Brasil, e 13 estão presentes em listas nacionais e internacionais de espécies ameaçadas.