Fórum dos Governadores cria consórcio “Brasil Verde”

24 de agosto de 2021 - 15:51

Governadores ou vices, representando 23 estados e o Distrito Federal, participaram da reunião do Fórum Nacional de Governadores, ocorrida segunda-feira (23), no salão nobre do Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal. Entre outros temas, eles debateram a governança climática. Os executivos presentes decidiram criar um consórcio com ações em defesa do meio ambiente. Coube ao governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), falar sobre governança climática.

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, representou o governador Camilo Santana na reunião. Ela comentou que a medida aprovada pelos demais chefes estaduais do país, “é algo importante para dar força, relevância e efetividade para essa agenda essencial nos dias de hoje. Sem dúvida, uma ação que impacta no nosso presente e futuro”. O governador de São Paulo, João Dória (PSDB) propôs denominar o consórcio de “Brasil Verde” ou “Green Brazil”.

Para Artur Bruno, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), “lamentavelmente”, no Governo Bolsonaro, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) não tem se articulado com os estados, não tem recursos, muito pelo contrário, está fragilizando o IBAMA o ICMBio e gerando grandes prejuízos para o País. “Sem dúvida, o Brasil Verde é uma articulação necessária e forte, dos governadores, para que o Brasil volte a priorizar a política ambiental”, disse.