Equipe Cientista Chefe Meio Ambiente apresenta produtos do programa, para Casa Civil

24 de agosto de 2021 - 13:20

O Secretário Artur Bruno recebeu na tarde desta segunda-feira (23/08), na sede da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), o Assessor Célio Fernando, da Casa Civil e a equipe do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente SEMA/Semace, coordenada pelo Dr. Marcelo Soares. O objetivo do encontro foi apresentar para o Assessor do Governo do Estado, o projeto do Planejamento Costeiro e Marinho, do Ceará e os produtos pertinentes ao Programa. “Nossa equipe de pesquisadores está trabalhando para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação, com foco em meio ambiente”, disse Bruno.

Na ocasião, o Dr. Eduardo Lacerda, integrante da equipe Cientista Chefe Meio Ambiente, fez uma explanação dos produtos desenvolvidos pelo Programa, no âmbito da SEMA/Semace. “Apresentamos o gerenciamento costeiro e como podemos trabalhar em conjunto com as demais secretarias, dentro da ideia de congregar os vários projetos do Cientista Chefe”, informou. Ele também disse o que pode ser apresentado pelo Ceará, na Conferência das Partes (COP 26).

Também participaram da reunião, a professora, Tarin Cristino Frota Mont Alverne, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC); o Cientista Chefe da Pesca, Dr. Felipe Matias; André Schirack, da Cagece; e o Dr. Renan Guerra, integrante da equipe Cientista Chefe SEMA/Semace. O programa Cientista Chefe, criado na atual gestão da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Mais informações sobre o programa podem ser conferidas no site da SEMA: https://www.sema.ce.gov.br/programa-cientista-chefe/ .

Sobre a COP26

Entre os dias 1º e 12 de novembro, líderes de 196 países se reunirão em Glasgow, na Escócia, para a COP 26 ou Conferência das Partes. O encontro anual reúne nações para discutir as mudanças climáticas e como os países pretendem combatê-la. Este está sendo visto como um encontro crucial e a expectativa é que sejam negociadas ações para limitar as mudanças climáticas e seus efeitos, como o aumento do nível do mar e eventos climáticos extremos.