SEMA entrega Medalha Joaquim Feitosa ao agricultor Zé Artur e ao Centro de Ciências Agrárias da UFC

29 de abril de 2021 - 07:24

O Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga (CERBC), por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), e com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALEE) , realizou na tarde desta quarta-feira (28), a entrega do Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa. Os agraciados, Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o agricultor, José Raimundo de Matos (Zé Artur), de Nova Olinda, vencedores em 2020 e em 2021, respectivamente, foram outorgados com a Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa.

Para a Professora Sônia Maria Pinheiro de Oliveira, Diretora do CCA/UFC, a honraria “coroa” o corpo docente do Centro de Ciências Agrárias. “Estamos muito orgulhosos de estarmos nesta galeria entre nomes tão importantes, o momento é muito gratificante pelo reconhecimento público do nosso trabalho pelo bioma Caatinga”, disse. O Reitor da UFC, Cândido Albuquerque, destacou que precisamos de pessoas que se dediquem à proteção do bioma. “As instituições de ensino, principalmente a UFC, têm se preocupado com a Caatinga e desenvolvido projetos para a preservação da mesma”, declarou.

O catingueiro Zé Artur se mostrou muito grato pela honraria, disse que muitos já foram conhecer o seu trabalho lá no Cariri, “gente de todo canto e lugar”, muitas universidades, mas faltou o Governador. “Esse é um trabalho que a gente vem fazendo faz muito tempo e agora caiu nesse prêmio, nessa medalha e por isso eu só tenho é que agradecer a todos e todas que votaram em mim”, declarou em um vídeo que enviou ao evento. A conexão dele caiu durante a solenidade.

O agraciado é um agricultor, um homem simples do campo. São 22 anos trabalhando e cultivando a terra com arte. Ele desenvolve na cidade de Nova Olinda, no Cariri cearense, um trabalho com a agro floresta, utilizando técnicas para o tratamento do solo e plantio, sem queimar a vegetação nativa . “Ele é um exemplo para os agricultores do Ceará”. disse Artur Bruno. Zé Artur tem 77 anos e aos 55,aprendeu a explorar a terra, com sabedoria e respeito, tirando dela o seu melhor.

Durante a solenidade, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio do seu Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, lançou a publicação “Saberes e Viveres da Caatinga – II Conferência da Caatinga”. A obra traz o registro da II Conferência da Caatinga e da Feira dos Saberes e das Culturas da Caatinga, ocorridas em junho de 2018, sobre o tema “Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade”. De acordo com a Secretária Executiva do Conselho, Luiza Perdigão, o tema Caatinga, não pode ser deixado sem atenção. “Vai estar sempre em nossas discussões e reflexões”, afirmou a Executiva que representou o Deputado Tin Gomes, Presidente do Conselho.

Também participaram da solenidade: Magnífico Reitor da UFC, Cândido Albuquerque; o Deputado Acrísio Sena, Presidente da Comissão de Recursos Hídricos, da ALECE; a Coordenadora técnica, da II Conferência da Caatinga, Rosana Garjulli; a Coordenadora da Feira de Saberes e Sabores da Caatinga, Fátima Feitosa; (vai apresentar a feira); e o Presidente do Instituto Nordeste XXI, Francisco Bezerra. O evento virtual, transmitido pelo YouTube da SEMA e pela TV Assembleia , fez parte das comemorações alusivas ao Dia da Caatinga, celebrado neste 28 de abril, e encerrou a Semana da Caatinga 2021, promovida anualmente pela SEMA.

Prêmio Joaquim Feitosa

O Prêmio Joaquim Feitosa é uma iniciativa do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (SEMA). Instituído pelo Decreto n° 27.781, de 26 de abril de 2005, destina-se a reconhecer, em anos alternados, uma pessoa física e uma jurídica, pública ou privada, “que no desempenho de suas ações tenha contribuído de forma relevante para o desenvolvimento sustentável do bioma Caatinga”.