Equipe Cientista-Chefe Meio Ambiente reúne-se com pesquisadores, sobre ampliação do Inventário da Fauna do Ceará

22 de março de 2021 - 09:19

A equipe do Programa Cientista-Chefe da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) reuniu-se pela primeira vez com os pesquisadores que integram a equipe de elaboração da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da Fauna e da Flora do Ceará. O encontro virtual, ocorrido dia 18 de março, tratou em especial sobre os Invertebrados que “terão inventário lançado nos próximos meses”. A reunião foi conduzida pelo Prof. Marcelo Soares (UFC), Cientista-Chefe do Programa e pelo Prof. Hugo Fernandes (Uece), Coordenador Científico da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da Fauna e da Flora do Ceará.

Na ocasião, os professores Marcelo Soares e Hugo Fernandes reforçaram a importância desse momento de integração entre os pesquisadores da área e para o meio ambiente do Estado, destacando que se trata de uma continuidade do “Inventário da Fauna do Ceará”. De acordo com os pesquisadores, a “ideia é debater a possibilidade de ampliar o Inventário da Fauna do Ceará para incluir invertebrados continentais ou marinhos como abelhas, formigas, borboletas, minhocas, caranguejos, moluscos, dentre outros animais que ocorrem e são de grande importância ecológica e/ou econômica”, explicaram.

Como resultado do primeiro produto do Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente, da SEMA e Semace, foi lançado no último dia 26 de fevereiro, o “Inventário da Fauna do Ceará”, voltado para os vertebrados. O estudo que será atualizado constantemente pela equipe de pesquisadores do Cientista-Chefe, pode ser conferido no site da SEMA (https://www.sema.ce.gov.br/fauna-do-ceara/).

Também participaram da reunião, a técnica da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa dos Animais (Coani/SEMA), Mônica Carvalho, pesquisadores do Departamento de Biologia (UFC), do Departamento de Zootecnia, do Centro de Ciências Agrárias, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC), pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade Regional do Cariri (Urca), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Para mais informações sobre o assunto: cientistachefesema@gmail.com
Instagram e Facebook: Cientista-Chefe Meio Ambiente