SEMA e UFC lançarão Pacto pelo rio Pacoti
11 de dezembro de 2020 - 10:42

Em reunião ocorrida na SEMA na tarde do dia 8 de dezembro, o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque, acompanhado do vice-reitor Glauco Lobo e a professora Ozilea Menezes, do Labomar, debateu com o secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, a ideia da formalização de um Termo de Cooperação entre SEMA e UFC pela recuperação do rio Pacoti. “À semelhança do que estamos articulando para fazer no Cocó, vamos lançar o Pacto pelo Pacoti, de forma a despoluir o rio, cuidar da sua fauna e flora, numa ampla ação de educação ambiental”, explicou o secretário.
Dentro do projeto, está contemplado também a construção do quarentenário das tartarugas, que deverá funcionar numa ampliação do Centro de Estudos Ambientais Costeiros (CEAC) do Labomar, no Eusébio. E uma forma de oferecer suporte para aqueles animais que encalham na orla. “A ideia é fazer do local um centro de estudo, pesquisa e também de turismo ecológico”, adiantou Albuquerque.
Quarentenário
Os seres humanos não são os únicos a ficarem em quarentena, os animais também entram neste período em um ambiente apropriado, chamado quarentenário. A quarentena deve manter o animal isolado por um período, não necessariamente de 40 dias como sugere o nome, mas que deve ser suficiente para cobrir um tempo de cuidado ou monitoramento, no caso, as tartarugas. Além da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), UFC e Labomar, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), a ong Instituto Verdeluz e o Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), também integram a força de trabalho da iniciativa.