Neste domingo (13) tem diversão para toda família no Viva o Parque

11 de dezembro de 2020 - 16:33

A programação gratuita do Viva o Parque continua neste domingo (6/12). O projeto acontece nas unidades de conservação (UCs), Parque Estadual do Cocó, Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho e Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió, em Fortaleza, e no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia. O projeto é uma realização do Governo do Estado do Ceará. “Propicia à população cearense a oportunidade de reaproximar-se da natureza por meio de práticas esportivas, lazer, recreação e educação ambiental”, disse o titular, Artur Bruno, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA).

Em atendimento a Lei nº 17.261, de 13/8/2020, o uso de máscara é obrigatório, assim como o protocolo de distanciamento. A SEMA, junto com policiais do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) e fiscais da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) realizarão blitze e contarão com educadores ambientais aferindo a temperatura dos vistantes, além de pontos de aplicação de álcool em gel e distribuição de máscaras. “Em virtude da pandemia, não será permitido a realização de evento, de qualquer natureza, que gere aglomeração”, informou Bruno.

Aeróbica, yoga, biodança, tai chi chuan, dança de salão, capoeira, slackline, apresentações culturais, jogos coletivos, aulas de dança, de circo, contação de histórias, teatro de bonecos, teatro de rua, malabares, brincadeiras tradicionais – pipa, bola de gude, ciranda, são algumas das diversas atividades do Viva o Parque, sem contar os passeios nas trilhas. Tem ainda o arvorismo, atração com dez estações de ecoaventura, voltada para um público mais radical, e o passeio de barco pelo rio. Para saber mais sobre o passeio, basta acessar o site da www.sema.ce.gov.br/passeios-de-barcos/. No Botânico, os frequentadores além de toda a diversão do Viva o Parque, poderão visitar o Orquidário e o Meliponário, e passear no pedalinho do lago.

Bosque da Memória

As pessoas que perderam amigos ou familiares, vítimas da Covid-19, por ocasião do projeto Viva Parque, poderão homenagear seus entes queridos. A homenagem se dará por meio do plantio de uma muda de espécie nativa da Mata Atlântica, no Bosque da Memória, no Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza, e no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia. As equipes responsáveis pelo plantio estarão na área do Bosque, a partir das 8h (Cocó) e a partir das 9h (Botânico).

O objetivo é plantar árvores como um gesto simbólico em homenagem às vítimas do coronavírus e aos profissionais de saúde no Brasil e ao mesmo tempo recuperar florestas. A campanha nacional, denominada Bosques da Memória, é uma iniciativa conjunta da Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA), da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. No Ceará, conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da SEMA.
Facilitadores qualificados e com vivência em trabalhos voltados para a criançada coordenam as atividades na APA do Maranguapinho e na ARIE do Sítio Curió. “A partir deste domingo, nas duas unidades de conservação, vai ter paredes de escalada para as crianças”, informa Ulisses Rolim, coordenador de Educação Ambiental e Articulação Social, da SEMA. Na ARIE do Curió “vai rolar” muita música com a dança de salão, aeróbica, zumba, além do slackline e brincadeiras populares.

SERVIÇO:

Projeto Viva o Parque

Parque Estadual do Cocó
Dia: Domingo, dia 13 de dezembro de 2020
Horário: de 7h às 12h
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza.

Parque Estadual Botânico
Dia: Domingo, dia 13 de dezembro de 2020
Horário: de 9h às 12h
Endereço: Estrada José Aragão e Albuquerque, s/n – Itambé, Caucaia.

ARIE do Sítio Curió
Dia: Domingo, dia 13 de dezembro de 2020
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, Fortaleza-CE.

APA do Estuário do Rio Maranguapinho
Dia: Domingo, dia 13 de dezembro de 2020
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, no Canindezinho, próximo à EEEP Darcy Ribeiro, em Fortaleza