Neste domingo (6) tem Projeto Viva o Parque

3 de dezembro de 2020 - 15:16

A programação gratuita do projeto Viva o Parque volta neste domingo, dia 6 de dezembro, com atividades diversas, lazer, esporte e educação ambiental. O projeto acontece nas unidades de conservação (UCs), Parque Estadual do Cocó, Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho e Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió, em Fortaleza, e no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia. Em atendimento a Lei nº 17.261, de 13/8/2020, o uso de máscara é obrigatório, assim como o protocolo de distanciamento.

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA), junto com policiais do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) e fiscais da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) realizarão blitze e contarão com educadores ambientais aferindo a temperatura, além de pontos de aplicação de álcool em gel e distribuição de máscaras. “Em virtude da pandemia, não será permitido a realização de evento, de qualquer natureza, que gere aglomeração”, informou o titular da SEMA, Artur Bruno.

O Viva o Parque é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da SEMA. Propicia à população cearense a oportunidade de reaproximar-se da natureza por meio de práticas esportivas, lazer e recreação. Tem aeróbica, yoga, biodança, tai chi chuan, dança de salão, capoeira, slackline, apresentações culturais, jogos coletivos, aulas de dança, de circo, contação de histórias, teatro de bonecos, teatro de rua, malabares, brincadeiras tradicionais – pipa, bola de gude, ciranda – sem contar os passeios nas trilhas.

No Parque Estadual do Cocó tem arvorismo, atração voltada para um público mais radical. “São dez estações de ecoaventura”, disse o gestor Paulo Lira. Ele informou que outra boa opção é o passeio de barco pelo rio. “Para saber mais sobre a atividade, basta acessar o site da SEMA (www.sema.ce.gov.br/passeios-de-barcos/)”, completou. No Botânico, os frequentadores podem visitar o Orquidário e o Meliponário. Devido restrições, neste período de pandemia, não estão autorizadas as atividades de massoterapia e pintura facial. “A boa notícia é que o pedalinho do lago está funcionando”, informa o gestor, George Feijão.

Facilitadores qualificados e com vivência em trabalhos voltados para a criançada coordenam as atividades na APA do Maranguapinho. “Neste domingo vai ter o Palhaço Kakaka com muita música, dança e contação de histórias”, informa o educador ambiental, Sérgio Mota, da Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas/SEMA). Também vai ter aferição de pressão e testes de glicemia. Na ARIE do Curió “vai rolar” muita música com a dança de salão, aeróbica, zumba, além do slackline e brincadeiras populares.

SERVIÇO:

Projeto Viva o Parque
Parque Estadual do Cocó
Dia: Domingo, dia 5 de dezembro de 2020
Horário: de 7h às 12h
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza.
Parque Estadual Botânico
Dia: Domingo, dia 5 de dezembro de 2020
Horário: de 9h às 12h
Endereço: Estrada José Aragão e Albuquerque, s/n – Itambé, Caucaia.
ARIE do Sítio Curió
Dia: Domingo, dia 5 de dezembro de 2020
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, Fortaleza-CE.
APA do Estuário do Rio Maranguapinho
Dia: Domingo, dia 6 de dezembro de 2020
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, no Canindezinho, próximo à EEEP Darcy Ribeiro, em Fortaleza.