Domingo tem Viva o Parque e blitze no Cocó

20 de novembro de 2020 - 14:58

Neste domingo (22), a programação gratuita do projeto Viva o Parque traz diversão para toda a família. São atividades diversas, com muito lazer, esporte e educação ambiental, nas unidades de conservação (UCs), Parque Estadual do Cocó, Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho e Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió, em Fortaleza, e no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia.

Importante lembrar que em atendimento a Lei nº 17.261, de 13/8/2020, o uso de máscara é obrigatório, assim como o protocolo de distanciamento. A Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA), junto com policiais do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) e fiscais da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) realizarão blitze e contarão com educadores ambientais aferindo a temperatura, além de pontos de aplicação de álcool em gel e distribuição de máscaras.

O Viva o Parque é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da SEMA. “Propicia à população cearense, a oportunidade de reaproximar-se da natureza por meio de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação”, disse o titular da SEMA, Artur Bruno. “Porém, em virtude da pandemia, não será permitida a realização de qualquer evento que gere aglomeração”, completou.

Dentre as atividades do projeto, destacam-se: aeróbica, yoga, biodança, tai chi chuan, dança de salão, capoeira, slackline, apresentações culturais, jogos coletivos, aulas de dança, de circo, contação de histórias, teatro de bonecos, teatro de rua, malabares, brincadeiras tradicionais como pipa, bola de gude, ciranda, sem contar os passeios nas trilhas. “No Cocó tem o arvorismo com 10 estações de ecoaventura, voltado ao público mais radical e um ponto forte das atrações. Outra excelente opção é o passeio de barco pelo rio. Para saber mais sobre essa atividade, acesse www.sema.ce.gov.br/passeios-de-barcos/.

No Botânico, em paralelo ao Viva o Parque, os frequentadores podem visitar o Orquidário e o Meliponário, além passear no pedalinho, do lago. “Devido às restrições decorrentes da pandemia do coronavírus, não estão autorizadas, a massoterapia e nem a pintura facial”, informa o gestor George Feijão. Na APA do Maranguapinho, facilitadores qualificados e com vivência em trabalhos voltados para a criançada, coordenam as atividades. Já na ARIE do Curió, vai rolar muita música com a dança de salão, aeróbica, zumba, além do slackline e brincadeiras populares.

SERVIÇO:

PROJETO VIVA O PARQUE
Parque Estadual do Cocó
Dia: Todos os domingos
Horário: de 7h às 12h
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza.

Parque Estadual Botânico
Dia: Todos os domingos
Horário: de 9h às 12h
Endereço: Estrada José Aragão e Albuquerque, s/n – Itambé, Caucaia.

ARIE do Sítio Curió
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, Fortaleza-CE.

APA do Estuário do Rio Maranguapinho
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, no Canindezinho, próximo à EEEP Darcy Ribeiro, em Fortaleza.