Plano de Manejo do Parque Estadual do Cocó é apresentado em oficina virtual

3 de novembro de 2020 - 16:32

A equipe de consultores da Arcadis Design & Cosultancy (Brasil), coordenou na manhã desta terça-feira (3/11), a “Oficina Virtual” de apresentação do plano de manejo do Parque Estadual do Cocó (PEC). Para o titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, toda Unidade de Conservação (UC) deve ter um plano de manejo que deve ser elaborado de acordo com a sua categoria. “E nós conseguimos!”, disse. “Esse plano não teria chegado até aqui, se não fosse a participação popular e a colaboração de todos, em especial o trabalho da equipe de consultores da Arcadis, empresa responsável pela elaboração do documento, sempre presente e comprometida”, completou.

Bruna Bianca Pasquini, da Arcadis, foi a apresentadora do encontro que contou com a participação de integrantes do Conselho Gestor do PEC, representantes do Fórum Permanente do Cocó, de diversas instituições dos setores público e privado, de técnicos da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio) e de outras áreas da SEMA, além de representantes de comunidades tradicionais que vivem na área do PEC e outras partes interessadas. “Este, realmente foi um plano participativo, feito com forte parceria e participação da SEMA”, afirmou Bruna, para quem o plano não “termina aqui”.

Ela iniciou a oficina convidando os presentes a “relembrar” o zoneamento do Cocó. Ela explicou que a zona de preservação (ZP) funciona como matriz de reaproveitamento de outras zonas e é dedicada a proteção integral da biodiversidade dos ecossistemas. Já na zona de conservação (ZC) “aí não é admitido” o uso direto de qualquer natureza. “O objetivo da ZC é a conservação do ambiente natural e ao mesmo tempo, facilitar as atividades de pesquisa e educação ambiental”, esclareceu. A Foz do Rio Cocó, na Sabiaguaba está inserida nessa zona. Ela chamou atenção sobre os paredões de som na Sabiaguaba. “Isso não pode mais acontecer!”, afirmou.

Bruna destacou os cinco programas que precisam ser implantados. Segundo a consultora, “se o Zoneamento coloca as regras do território, os programas vão além do territorial, vão falar das coisas que precisam acontecer de forma urgente para que as pessoas possam ter a compreensão que o PEC é uma UC de Proteção Integral” Os programas são: de Uso Público; de Educação Ambiental; de Gestão Ambiental; de Gestão Institucional e o Programa de Monitoramento e Avaliação. Todos os programas têm diretrizes, um exemplo é a priorização da aplicação dos recursos financeiros. “Que deve ser feito, sempre, sob a orientação do plano”, encerra.

Cerca de 50 pessoas participaram ativamente do encontro e o que não faltou foi elogio. O advogado João Alfredo Telles, da OAB, disse sentir-se “grato pelo convite e parabenizou a equipe pelo trabalho e pelo processo”. Gabriel Aguiar, publicou no chat do evento Parabenizo a SEMA e a ARCADIS pelo exemplar trabalho e agradeço muito a todas e todos que estão sempre presentes enriquecendo o debate”, afirmou. Doris Day Santos, coordenadora da Cobio/SEMA, informou que o próximo passo será a análise do documento pela Comissão Técnica da Secretaria do Meio Ambiente. Doris elogiou o trabalho da Arcadis e a condução do mesmo, afirmando que na oficina de hoje, “mesmo sendo um momento de encerramento”, ainda teve a participação ativa de partes interessadas. “O que é muito positivo”, disse.