Um dia no Parque 2020: Adahil Barreto ganha academia ao ar livre

16 de outubro de 2020 - 09:38

A Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA) integra o projeto “Um Dia no Parque”, com várias ações programadas para o dia 18 de outubro. O projeto é nacional e tem o objetivo de alertar e mobilizar a sociedade sobre a importância das Unidades de Conservação (UCs) no país. O tema central de 2020 é: “Qual a sua conexão com a natureza?” e pretende estimular o compartilhamento de histórias sobre a relação com os biomas nacionais.

No Ceará, haverá programação em seis UCs estaduais. A principal será no Parque Estadual do Cocó, na área Adahil Barreto, às 9h, quando será inaugurada a Academia ao Ar Livre, uma parceria com a Unimed Ceará. “A data é importante para reforçar a necessidade de preservação de nossos recursos naturais. Hoje, a população abraçou nossas UCs, que viraram uma referência em termos de lazer, esporte, contemplação e educação ambiental”, salienta o titular da SEMA, Artur Bruno.

No Parque Estadual do Cocó, Parque Estadual Botânico e Floresta do Curió, as atividades do Um Dia no Parque serão associadas às ações do programa Viva o Parque. Nas Áreas de Proteção Ambiental da Serra de Baturité e da Bica do Ipu, além da Estação Ecológica do Pecém, a população também terá acesso à diversas opções. Confira abaixo a programação completa.

UM DIA NO PARQUE
ATIVIDADES NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Parque Estadual do Cocó

Endereço: localizada na Av. Padre Antônio Tomás, S/N, bairro Cocó, Cep: 60192-070, Fortaleza/CE (pontos de referência Banca Parque do Cocó e Supermercado Pão de Açúcar)

ATIVIDADES: Projeto Viva o Parque, com realização de diversas atividades de lazer, entretenimento, recreação e educação ambiental, tais como: Arvorismo, com 10 estações de ecoaventura, zumba, aeróbica, biodança e oficinas com temáticas ambientais.

 

Floresta do Curió

Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, S/N, Lagoa Redonda, próximo à Naturágua

ATIVIDADES: Projeto Viva o Parque, com Dança de Salão, Zumba, Aeróbica, Slackline e Oficinas de Educação Ambiental.

 

Área de Proteção Ambiental da Bica do Ipu

Endereço: Rua São Vicente, S/N, Alto dos quatorze, Ipu/Ceará, CEP.: 62.250-000.

ATIVIDADES: Trilha, ciclismo, rapel, slackline, yoga, doações de mudas.

 

Área de Proteção Ambiental de Serra de Baturité

Pacoti-Ceará. CEP:62.770-000

ATIVIDADE: ‘Caminhada Pela Mata Atlântica’

 

Parque Estadual Botânico do Ceará

Endereço: Rodovia CE 090 km 03 Itambé, Caucaia/CE

ATIVIDADES: Doação de mudas, trilhas ecológicas, oficina de produção de mudas, oficina de Kokedama e o Projeto Viva o Parque.

 

Estação Ecológica do Pecém

Endereço: Av. Beatriz Braga, Rodovia CE 421, 58 km, Pecém/São Gonçalo do Amarante-CE. CEP: 62674-000.

ATIVIDADES: Ação da Sala Verde da Estação Ecológica do Pecém com atividade física e vivência ambiental na Trilha Ecológica da Raposa.