Equipe do Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente realiza visita técnica na APA da Lagoinha

14 de setembro de 2020 - 15:57

Crédito/Imagens: Eduardo Lacerda Barros

A equipe do Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente da SEMA e SEMACE, coordenada pelo Prof. Dr. Marcelo Soares do LABO MAR/UFC, visitou a Duna da Lagoinha, no município de Paraipaba no Litoral Oeste do estado. A visita atendeu uma solicitação do Município e da Assembleia Legislativa do Ceará dirigida a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), através do titular, Artur Bruno.

O objetivo foi analisar a situação da duna, conhecida como Morro da Lagoinha, que nos últimos anos vem passando por um processo de diminuição do seu volume, em virtude do barramento do transporte eólico na região e devido ocupação nas áreas ao seu entorno. “Fato que impede que a Duna ganhe mais areia”, disse o chefe da equipe.

“Além disso, observou-se também, por meio de imagens, um intenso e acelerado processo de ravinamentos na área, já com a presença de voçorocas. Essas ravinas e voçorocas se apresentam na forma de fissuras e são provocadas pela erosão do solo motivada pelo escoamento superficial e se originam como pequenos sulcos, evoluem para ravinas e posteriormente para voçorocas quando a situação se torna mais grave”, explica. As imagens obtidas por drone.

De acordo com a equipe de cientistas-chefes, tal situação acaba por promover riscos às ocupações próximas dessa área. Por isso, de acordo com a Gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoinha, Ana Michelle, “visitas como essa são fundamentais, para manter uma maior aproximação da comunidade local e da gestão municipal com a pesquisa científica produzida no estado tendo por principal objetivo a preservação do meio ambiente e no caso da Lagoinha, o seu principal cartão-postal.”

Também participaram da visita técnica, os demais pesquisadores do Programa Cientista-Chefe, Dr. Eduardo Lacerda e Dr. Renan Guerra, a Gestora da APA da Lagoinha, Ana Michelle da SEMA, além do técnico da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Paraipaba, Claudemir Silva. A equipe vai produzir um relatório com as causas das degradações observadas, além de propor possíveis recomendações para a recuperação da área.

Para mais informações: cientistachefesema@gmail.com