Parceria propõe projeto de educação ambienta,l no contexto da Logística Reversa

10 de setembro de 2020 - 09:57

Como parte da Implementação da Logística Reversa de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) reuniu-se com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), na manhã de quarta-feira, 9 de setembro. No encontro virtual, SEMA discutiu com o inpEV a implementação do Programa de Educação Ambiental (PEA), em escolas do Ensino Fundamental do municípios de Fortaleza. O Programa e já está implantado em outras regiões do País, e “faz um alinhamento da questão dos resíduos aos conteúdos pedagógicos da Base Nacional Curricular Comum”.

A técnica Viviane Gomes, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (CODES/SEMA), explicou que o PEA é uma iniciativa do Sistema Campo Limpo e tem como objetivo “apoiar escolas públicas e privadas em temas alinhados à Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) e aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)”. Harthimes Gomes, dirigente do inpEV, participou do encontro e informou que o Programa existe desde 2009 e conta com 1,9 milhão de alunos participantes. “Em 2019, o PEA Campo Limpo foi reconhecido como uma boa prática e caso de sucesso pela ONU”, disse.

Fortaleza

O Programa chega ao Ceará com o propósito de fortalecer as iniciativas já desenvolvidas no âmbito do estado e dos municípios, a exemplo de projetos como o Escola Sustentável, Parque Escola, Reciclando Atitudes, entre outros. “A ideia é implementar o projeto em 2021, na perspectiva de trabalhar com as escolas de nível fundamental, no município de Fortaleza”, explicou Viviane. Como encaminhamento da reunião ficou decidido que em uma fase seguinte serão definidos os instrumentos de cooperação, formação de equipes, coleta de dados e cronograma.

Também participaram do encontro, Milton Alves, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Mobilização Social (COEAS/SEMA); Sara Pianowski, da (CODES/SEMA); Lindalva Cruz, da Secretaria de Educação do Estado (SEDUC); Leilane Barros e Ticiana Costa, da Seuma; Ana Letícia Silva, do setor de Comunicação do inpEV; Antônio Paula de Macedo Junior e o representante da ACASA, Sr.Braga.