Equipe da ESEC Pecém participa de ação de limpeza, promovida pela Setur, na Taíba

21 de agosto de 2020 - 09:08

A equipe da Estação Ecológica (ESEC) do Pecém participou, nesta quinta-feira (20/8), da “Limpeza da Praia da Taíba”, na área da Taibinha (Escadaria). A ação faz parte da campanha “Movimento Onda Praia limpa”, promovida pela Secretaria do Turismo (Setur).Prevista para terminar dia 21, a ação que acontece desde 17 de agosto, na APA das Dunas do Litoral Oeste, Praia da Taíba, no município de São Gonçalo do Amarante e está prevista para encerrar dia 21, sexta-feira.

De acordo com, a orientadora, Aline Parente, da ESEC do Pecém, o objetivo do Movimento é conscientizar as comunidades locais, pescadores, bugueiros e visitantes, sobre como é importante manter as águas limpas para garantir o equilíbrio da fauna marinha e garantir a saúde da população. “A expectativa da Setur é que até 2020, o Movimento avance e mobilize cada vez mais, trazendo bem-estar para as pessoas, e contribuindo para o desenvolvimento do turismo”, informou Aline.

“Devido a Pandemia da Covid-19, a segurança foi priorizada durante toda a ação”, disse. “Foram observados os protocolos, a exemplo do distanciamento social, assim como a Setur distribuiu kits com máscaras, luvas, álcool gel, protetor solar, boné, camiseta, sacola, sacos de lixo, pá manual, ciscadores e lanches”, explicou. Existe um expectativa da Setur que os turistas pós Covid 19, estão por vir e certamente, virão com um nível mais alto de exigência.

Além da equipe gestora da ESEC Pecém, também participaram representantes da Setur, da Prefeitura e Secretaria de Turismo, de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) do Município de São Gonçalo do Amarante; Polícia Militar, Rede hoteleira da Taíba, parceiros, comunidades locais, pescadores e voluntários.

Sobre a ESEC

A ESEC do Pecém é uma Unidade de Conservação (UC) estadual, sob a gestão da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). Foi criada por Decreto Estadual Nº 30.895, de 20/4/2012 e trata-se de uma UC de categoria, Proteção Integral. Com uma área de 973,08 hectares, localiza-se nos municípios de Caucaia (601,0402) e São Gonçalo do Amarante (372,0451), a 57 km de Fortaleza. Os principais acessos são pela via Estruturante, CE 085 e CE 421. A Estação Ecológica do Pecém está inserida no Plano Diretor do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).