Solenidade em formato virtual comemora 20 anos da APA da Lagoa da Jijoca
20 de agosto de 2020 - 13:48

Tradicionalmente, comemora-se a data de criação de uma instituição com uma solenidade repleta de homenagens e pessoas, mas, diante do atual momento de pandemia, a celebração, deste ano, do aniversário de 20 anos da Área de Proteção Ambiental da Lagoa da Jijoca, foi em formato virtual. A comemoração ocorrida na manhã desta quinta-feira (20/8) e transmitida pelo canal do You Tube da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), contou com a presença do Secretário Artur Bruno, de representantes das prefeituras de Jijoca de Jericoacoara e de Cruz, e dos ex-gestores da APA.
Para Artur Bruno, foi uma grande ideia do Governo do Ceará criar, 20 anos atrás, a APA da Lagoa da Jijoca. “Foi uma decisão sábia por que a área precisava ser mais bem protegida para garantir a preservação da rica biodiversidade,” declarou. “A Lagoa, com as suas águas límpidas e transparentes, é um grande atrativo não só para os cearenses, mas turistas brasileiros e internacionais”, completou. Ele também destacou que a APA é uma unidade de conservação (UC) de uso sustentável, onde é possível realizar atividades econômicas, “mas de acordo com os limites da legislação” .
O aniversário de 20 anos da APA está sendo comemorado hoje, mas o presente chegou antes. De acordo com Bruno, em novembro do ano passado foi concluído e entregue o Plano de Manejo da UC. O Plano é um diagnóstico importante sobre a área protegida e trás as diretrizes para a gestão da mesma, informando onde pode e onde não pode ter empreendimentos. “Foi um grande presente que as comunidades dos municípios de Cruz e Jijoca de Jericoacoara receberam do Governo do Estado”, afirmou.
O aniversário foi da APA, mas os ex-gestores também foram homenageados. Relembrando o tempo em que estiveram à frente da gestão, eles fizeram depoimentos emocionados. Para Artur Bruno foi uma “homenagem legítima e justa”. A Coordenadora de Biodiversidade (COBIO/SEMA), Doris Silva, agradeceu as antigos colaboradores e escreveu no chat do evento: “Obrigada a todos os ex-gestores que sempre contribuíram, deixando o seu legado”, escreveu.
Inácio Prata contou que foi durante a sua passagem pela APA que foi criado o Conselho Gestor da UC, assim como foram criados os Conselhos de Meio Ambiente dos municípios de Cruz e Jijoca de Jericoacoara. “O que facilitou e facilita a gestão da APA”, declarou. Tiago Silva destacou a presença do Estado na área. “Como estaria essa região, hoje, sem a Área de Proteção Ambiental? Se não fosse o olhar do Estado, a situação poderia ser bem diferente”, afirmou. Além de Inácio e Tiago, participaram da solenidade, os seguintes ex-gestores: Yatan Correia, Erbênia Correia, Karina Teixeira, José Bezerra e Luzilene Saboia.
O anfitrião e organizador da festa, e atual gestor da APA, Benedito Lourenço, foi quem teve a teve a ideia de homenagear os colegas gestores. Para Lourenço, “as instituições têm história, daí, a importância da participação e os depoimentos dos ex-gestores, que nos deixaram um legado e hoje trouxeram ricas abordagens”. Também participaram da solenidade o procurador Ary Leite, representando o Prefeito de Jijoca de Jericoacoara, e o Secretário de Meio Ambiente, Turismo, Indústria e Comércio, Marcelo Brandão, de Cruz.
Sobre a APA
A Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa da Jijoca foi criada por meio do Decreto nº 25.975, assinado no dia 10 de agosto de 2000. O ecossistema apresenta fauna aquática e vegetação diversificadas e ricas, principalmente, devido à diversidade de ambientes como dunas fixas, semifixas, tabuleiros pré-litorâneos e mata ciliar. Abrange uma área de 3.995,61 hectares e localiza-se entre os Municípios de Cruz e Jijoca de Jericoacoara, a, aproximadamente, 290 km de Fortaleza. O acesso a UC, partindo de Fortaleza, é pela BR 222 e em seguida pela BR 402 e a Rodovia CE 085.
