Debate sobre educação ambiental abre festejos dos 20 anos da APA da Lagoa da Jijoca

19 de agosto de 2020 - 13:36

As comemorações do aniversário de 20 anos da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa da Jijoca foram abertas na manhã desta quarta-feira (19/8), com a live, “Educação para potencializar a proteção da lagoa”. O gestor da APA, Benedito Lourenço, na condição de anfitrião e moderador, abriu o encontro virtual, transmitido ao vivo, pelo You Tube da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). O vídeo está disponível no link: https://youtu.be/k2PEWOl7PgM.

Para o gestor, a política de proteção da APA da Lagoa da Jijoca tem sido um desafio e o Estado tem buscado empreender políticas de proteção e conservação. “Mas às vezes a sociedade local não entende, ainda joga lixo na Lagoa”, disse. Segundo Lourenço, “é preciso mudar de atitude” e trabalhar ainda mais com educação ambiental. “Esperamos que a população entenda a importância da unidade de conservação (UC) para a sustentabilidade local”, afirmou ao encerrar a aberturado encontro. A APA da Lagoa da Jijoca é uma das 27 UCs estaduais sob a gestão da SEMA.
O convidado, Prof. José Osmar Fonteles, da Universidade Vale do Acaraú, iniciou as apresentações virtuais. Ele destacou a educação ambiental, no contexto das relações da sociedade com a natureza. “Todo mundo se preocupa com o meio ambiente, seja na agenda pública, econômica, do Terceiro Setor”, disse. “Mas a questão ainda está muito no campo pessoal”, destacou. Enfatizou que o meio ambiente “é parte de um todo e deve ser um processo permanente”. Para a palestrante Francisca Araújo Machado, da Fundação CIS, a questão passa pelo “sentimento interno” de cada um. “As pessoas querem explorar a natureza, mas não internalizam a proteção da mesma”.

Mandamento da Constituição

A terceira palestrante, professora Maria José Farias, representante da Prefeitura Municipal de Cruz, disse que “não existe uma receita” para fazer educação ambiental. “É prática e por ser prática, precisa ser vivenciada”, ressaltou. A advogada e auditora, Jeine Loiola, da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, e última convidada a se apresentar, contou que, ao falar sobre educação ambiental, o que vem à sua “mente” é o “mandamento” da Constituição. “Eleva a educação ambiental como um dever do Estado e um direito de todos”, frisou.

As comemorações do aniversário de 20 anos da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa da Jijoca continuam. Hoje à tarde (19/8), acontece mais uma live, “Educação ambiental no contexto do turismo” e quinta-feira (20/08), às 9h, a webinar da “Solenidade Comemorativa dos 20 anos”, com a participação do Secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno e dos prefeitos, Lindbergh Martins, de Jijoca de Jericoacoara, e João Muniz Sobrinho, do município de Cruz.
SERVIÇO
Solenidade Comemorativa dos 20 anos da APA da Lagoa da Jijoca
Dia: 20 de agosto de 2020
Hora: 9h
Plataforma: será transmitido pelo You Tube da SEMA, através do link https://youtu.be/k2PEWOl7PgM.