SEMA participa de webinar, promovido pelo Nutec, sobre certificações ambientais

5 de agosto de 2020 - 15:13

Sara Pianowski, orientadora da Célula de Políticas Públicas e Projetos Ambientais, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), proferiu palestra durante o webinar, Certificação Selos Verde no Estado do Ceará. No evento virtual, promovido pela Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), ocorrido na manhã de hoje (5/8), Pianowski apresentou a política pública, “Certificação Selo Verde”, coordenada pela SEMA. “Certifica produtos compostos por matéria-prima reciclada oriunda de resíduos sólidos”, disse.

“Voltada para promover a melhoria da qualidade ambiental, por meio de benefícios fiscais para as indústrias de reciclagem e transformação de resíduos, este modelo de certificação, é um dos primeiros a serem criados no Brasil”, explicou. O Selo é um instrumento certificador e concede incentivos fiscais aos contribuintes no Estado do Ceará, tendo como objetivos: incentivar a produção sustentável; estimular o consumo consciente; contribuir para o fortalecimento do setor. “Além de promover uma mudança de cultura da sociedade cearense”, completou a técnica.

Durante o evento, Pianowski disse que ainda existem desafios a serem enfrentados para tornar a certificação mais atraente para o público alvo, como por exemplo, “reduzir o custo e aumentar a divulgação, aumentar a popularidade do Selo Verde para produtos, reduzir a morosidade do processo de certificação, incluir novos materiais recicláveis na regulamentação e revisar a Lei em 2020, após a reforma tributária”.

O webinar, transmitido pela plataforma meet.google, foi mediado pelo coordenador do Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (Larse/Nutec) , Ari Clecius, e contou também com a participação do Presidente, Mark Augusto Lara Pereira e do diretor de Relações Trabalhistas e Sindicais, do Sindiverde, Marcos Albuquerque; da engenheira ambiental, Patrícia Mendes, e do gerente de Extensão Tecnológica, Lizandro Oliveira, do Nutec; e da gestora ambiental, Maria Eulália Costa Aragão, da Semace. “Foi uma evento muito rico em conteúdo técnico, onde os participantes puderam tirar dúvidas e apresentarem propostas”, encerra a representante da SEMA.