Eventos virtuais vão comemorar o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais

20 de julho de 2020 - 13:14

No mês dedicado aos manguezais, além de comemorar, vamos aprender mais sobre um dos ecossistemas mais produtivos do planeta. Em 26 de julho, celebramos o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais e por isso, nos próximos, 24 e 25 de julho, no horário de 9h ao meio dia, acontece, respectivamente, os eventos virtuais, Seminário Semana Estadual de Proteção aos Manguezais e o Workshop Rede Nacional dos Manguezais. Os encontros online, promovidos pelo Ecomuseu Natural do Mangue, contam com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e poderão ser acompanhados no link: https://eco-museu-natural-do-mangue.wbnode.com/museu-oline/ .

O Seminário Semanal Estadual de Proteção aos Manguezais será apresentado pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado, Acrísio Sena. Os palestrantes convidados são: Professora Rafaela Maia, do Ecomangue; Pedro Belga, do Projeto UÇA; e Rusty Sá Barreto, do Museu do Mangue. O Workshop Rede Nacional dos Manguezais contará com palestras do Professor Clemente Júnior, do Instituto Bioma Brasil e da Professora Erminda Couto, da Universidade Estadual de Santa Catarina ((UESC. Os internautas participantes serão certificados.
Os Manguezais

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), os manguezais são ecossistemas raros, de transição entre ambientes de terra e mar, e são importantes sequestradores e estocadores de carbono na biomassa e no solo. Infelizmente, esse ecossistema corre riscos, e sua perda traria graves consequências ao planeta, pois o manguezal, praticamente, “alimenta” o mar.
Estima-se que 25% dos manguezais em todo o Brasil tenham sido destruídos desde o começo do século 20. A situação é particularmente séria nas regiões Nordeste e Sudeste do País, que apresentam um grande nível de fragmentação e onde estimativas recentes sugerem que cerca de 40% do que foi um dia uma extensão contínua de manguezais, foi suprimido.

A costa do Ceará é pouco recortada, apresentando extensas praias arenosas com limitada ocorrência de manguezais. Nos estuários dos rios Ceará e Cocó, que cortam a Região Metropolitana de Fortaleza, os manguezais resistem à grande aglomeração urbana de uma das capitais costeiras que mais cresce no Brasil. (Fonte: Atlas dos Manguezais do Brasil, 2018 (CMBio).