Fechado devido às restrições da pandemia, Sítio Fundão recebe manutenção

17 de julho de 2020 - 15:07

As unidades de conservação (UCS) estaduais estão fechadas por causa da pandemia de coronavírus. Apesar das UC s não receberem visitantes neste período de isolamento social, colaboradores, trabalhando em escala reduzida, não negligenciam a manutenção. No Parque Estadual Sítio Fundão, por exemplo, os cuidados estão focados nas trilhas tão procuradas em tempos normais. “Buscando o lado bom da pandemia, estamos cuidando do parque”, disse a gestora, Dágila Ribeiro, da UC, localizada no município de Crato.
“Os trabalhadores estão em regime de escala, pois algumas cidades do Cariri estão em isolamento rígido”, explicou. “Estamos fazendo o impossível pra deixar tudo em ordem para a reabertura da visitação, ainda sem data”, completou a gestora. O Parque faz parte do Geossítio Batateira, vinculado ao Geopark Araripe, e recebe cerca de 2 mil visitantes por mês. A previsão para o término das atividades de manutenção é dia 30 de julho. Além das trilhas, a empresa Podium foi contratada para reconstruir a rede elétrica e recuperar o Centro de Visitantes. “Dois pontos complementares e de suma importância”, encerra Dágila.

Sobre o Parque Estadual Sítio Fundão

O Parque Estadual Sítio Fundão é uma UC de proteção integral, onde é são permitidas atividades de educação ambiental, recreacionais e de pesquisa científica. Com rica biodiversidade, a área de 93,52 hectares tem flora e fauna nativas representantes dos biomas Caatinga e Cerrado. Possui um pequeno cânion formado pelo rio Batateira e edificações históricas tombadas pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), como a casa de taipa de andar, as ruínas de um velho engenho e a muralha em pedra e cal.

Saiba mais:
• Diploma Legal de Criação: Decreto Estadual nº 29.307 de 05 de junho de 2008
• Atividade realizadas: Trilha ecológica guiada
• Endereços:  Av. Pedro Felício Cavalcante, Nº: 2530, Parque Grangeiro, Crato – Ceará / CEP: 63106-010 Telefone: (88) 3523 8404 / (88) 3523 7578
o www.sema.ce.gov.br