Educação ambiental pode ajudar a mitigar impactos no litoral

4 de junho de 2020 - 16:02

Na manhã desta quinta-feira (4/6), a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) promoveu um papo virtual do Prof. Jeovah Meirelles do Departamento de Geografia e Pós-Graduação em Geografia e em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará (UFC) com internautas via Facebook e Instagram. A live sobre “A relação das lagoas interdunares com o turismo”, integra a programação da Semana do Meio Ambiente 2020/SEMA. A mediação coube ao Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoa da Jijoca, Benedito Lourenço.

O titular da SEMA, Artur Bruno, participou e abriu o evento. Ele deu boas vindas ao convidado e aos internautas e lembrou que hoje é um dia histórico. “Comemoramos três anos de criação e regulamentação do Parque Estadual do Cocó”, disse. “Hoje temos um Conselho Gestor que se reúne e delibera e nos próximos nesses teremos um Plano de Manejo”, completou. Ele também lembrou que recentemente foi concluído o da APA da Lagoa da Jijoca.

Em seguida, o moderador deu a palavra ao convidado que ressaltou o trabalho do secretário Bruno. “Sempre dialogando”, afirmou. Destacou também a importância do Plano de Manejo na relação com as comunidades e que teve a oportunidades de conhecer o Plano de Manejo da Lagoa de Jijoca. “Uma importantíssima ferramenta para conduzir as práticas de uso e ocupação de unidades de conservação (UCs)”, disse.

Sobre as lagoas interdunares de Jericoacoara que surgem entre brancas dunas e com características únicas, do ponto de vista paisagístico, geológico, da biodiversidade e humano, além de rara beleza cênica, é muito procurada para atividades turísticas e por isso toda a região está sendo muito impactada.

Turismo insustentável

Por exemplo, o trânsito de veículos está destruindo a biodiversidade do solo. “Microrganismos que estão sendo esmagados”, disse. É um turismo insustentável que mercantiliza os serviços ecológicos e não considera as comunidades. Segundo ele, são impactos que poderiam ser evitados com uma boa educação por parte das UCs. “Uma educação cidadã, capaz de inserir a rede local no processo”, explicou.

De acordo com Meirelles, é preciso entender que a concepção de desenvolvimento mudou e entender que os grandes empreendimentos que chegam ao nosso litoral usam da “mídia poderosíssima” para se instalar e implantar um turismo que não promove a comunidade. “Por isso o Conselho Gestor deve ficar atento”, ressaltou. Os membros do Conselho Gestor da APA da Lagoa da Jijoca participaram da live.
Seminário Virtual
A Semana do Meio Ambiente continua amanhã, sexta-feira , dia 5, com o grande Seminário Virtual, “Educação Ambiental: desafios na pandemia e pós- pandemia”. O titular da SEMA, Artur Bruno, e o Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado, Acrisio Sena, recebem os convidados, Genebaldo Freire e Marcos Sorrentino, duas grandes referências nacional, em educação ecológica. A SEMA emitirá certificado digital para quem se inscrever e participar do seminário pelo site https://www.semaseminariovirtual.com.br/ .
Seminário Virtual, “Educação Ambiental: desafios na pandemia e pós- pandemia”.
Dia: 5 de junho (sexta-feira)
Hora: 10h, pelo site https://www.semaseminariovirtual.com.br/ e pela redes sociais Facebook e Instagram.