Live mostrou o poder transformador do reaproveitamento de resíduos

2 de junho de 2020 - 16:29

Reaproveitamento de lodo tratado na produção de mudas e compostagem doméstica, foram os temas debatidos na manhã desta terça-feira (2/6), durante a segunda live promovida pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). A transmissão, aberta ao público via Facebook e Instagram, foi mais uma ação da SEMA para a Semana do Meio Ambiente 2020. Iniciada nesta segunda-feira, primeiro de junho, a Semana é alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado em 5 de junho.

No bate papo virtual, o Tecnólogo em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, Alex Melo, supervisor de Meio Ambiente da Cagece, apresentou práticas de sustentabilidade desenvolvidas na Estação de Tratamento da Cagece (ETA) Jaburu. “Tratamos o lodo gerado na ETA e usamos na compostagem e no viveiro de produção de mudas nativas”, disse. A Gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bica do Ipu, Tatianna Ângelo, foi a moderadora da live.

Segundo o supervisor, a ETA gera oito toneladas de lodo por leito e de acordo com a Agência Reguladora do Estado (ARCE), Semace e a Norma ISO 14001, a destinação final deste tipo de resíduo é obrigatória. “Transportar o lodo para o aterro é oneroso”, explicou. A solução foi realizar a compostagem do lodo com os resíduos de podas, criar viveiros de mudas nativas e reflorestar estações de tratamento de efluentes. “O que resultou em benefícios para o meio ambiente além de ganhos financeiros”, destacou.

A meta em 2020 para produção de mudas de árvores nativas, de acordo com o projeto, utilizando o composto produzido na Área de Compostagem da ETA, é de 50 mil mudas de espécies como Ipê, Pau-brasil, Barriguda, Sabiá, Jatobá, Caliandra, Catanduva e Eucalipto. “Mas com a pandemia, a produção, certamente, será prejudicada”, colocou.

Poder transformador

Para Doris Santos, coordenadora da Cobio, a primeira etapa da live mostrou o poder transformador do reaproveitamento de resíduos que seriam destinados ao aterro. De um simples projeto, surge uma área de compostagem, viveiros de produção de plantas nativas, banco de sementes, pomar experimental e produção de tijolos “A isso eu chamo de verdadeira prática de sustentabilidade”, conclui.
A segunda parte do encontro virtual, também tratou de prática ambiental para sustentabilidade. O especialista em Gestão Pública e educador ambiental da Unidade de Conservação (UC) Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité, Aldeni Marinho, mostrou que a compostagem é um processo biológico de transformação da matéria orgânica em adubo e muito fácil de ser realizado. “O primeiro passo é separar o lixo seco do úmido”, destacou.

“É um procedimento simples e pode ser feito em casa, na escola, no campo e até em um município”, frisou. Ele apresentou o passo a passo de como montar uma composteira e produzir compostos orgânicos. O educador informou que de acordo com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, 17% dos resíduos no Brasil, são rejeitos; 32% são secos e recicláveis; e 51% são orgânicos. “Só de orgânicos são 32 milhões de ton/ano que poderiam virar compostos orgânicos, mas acabam nos aterros”, afirmou.
As lives continuam
As lives da Semana do Meio Ambiente 2020/SEMA continuam. Amanhã, quarta-feira, 3 de junho, às 9h, pelo Facebook e Instagram da SEMA, os internautas poderão participar do encontro virtual sobre, Caça e tráfico de animais silvestres em unidades de conservação. Participam como convidados, o 2° Tenente PM, Paulo Yrtonny Duarte Alencar; o fiscal ambiental da Semace, Roberto Cavalcante; o coordenador de Conservação da Associação Caatinga, Gilson Miranda. A moderação fica por conta da gestora ambiental, Mônica Freitas, da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa dos Animais, da SEMA.

SERVIÇO
Lives Semana do Meio Ambiente 2020/SEMA

Caça e tráfico de animais silvestres em Unidades de Conservação
Dia 3 de junho (quarta-feira)
Hora: 9h, com transmissão aberta ao público pelo Facebook e Instagram da SEMA.

A relação das lagoas interdunares com o turismo
Dia: 4 de junho (quinta-feira)
Hora: 10h, com transmissão aberta ao público pelo Facebook e Instagram da SEMA.