Domingo é dia de Viva o Parque no Cocó, Botânico, Curió e Maranguapinho

12 de março de 2020 - 13:27

Pesquisadores do Departamento de Saúde Ambiental e da Unidade de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde e Bem-Estar da Finlândia comprovaram que um período de tempo pequeno, por dia, passado em áreas verdes, pode resultar em benefícios a longo prazo para a saúde. Que tal neste domingo (15/3) visitar uma unidade de conservação (UC) estadual? Uma boa opção é o Viva o Parque. O projeto acontece no Parque Estadual do Cocó, na ARIE do Sítio Curió, na APA do Estuário do Rio Ceará-Maranguapinho, em Fortaleza, e no Parque Estadual Botânico, em Caucaia.

A programação é diversificada e divertida. Tem massoterapia, tai chi chuan, yoga, biodança, zumba, aeróbica, dança de salão, slackline, trilha interpretativa e oficinas de plantio de árvores. Coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), é uma boa e saudável alternativa, desenvolvida pelo Governo do Estado, para oferecer à população cearense a oportunidade de reaproximar-se da natureza por meio de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação, em áreas verdes públicas.

No Cocó, para os que apreciam esportes mais radicais, tem o arvorismo. São dez estações e funcionam também aos sábados (de 8h às 17h). Para o público que gosta de “bater bola”, a UC disponibiliza quadras para a prática de futsal, basquete e voleibol, além das quadras de areia para o vôlei de praia, beach tênis, e a recém-inaugurada Areninha, com quadra poliesportiva. Os visitantes poderão ainda desfrutar de um agradável passeio de barco; o agendamento deve ser feito por meio do telefone: (85)3234-3574.

Botânico, Curió e Maranguapinho

No Parque Estadual Botânico, em Caucaia, além da programação do projeto Viva o Parque as crianças podem curtir o tradicional pedalinho no lago e o parquinho infantil da UC. Tem também as trilhas guiadas, o orquidário, o meliponário e o Museu do Meio Ambiente. No Sítio Curió, na Lagoa Redonda, e na APA do Estuário Rio Ceará – Rio Maranguapinho, no Canindezinho, a programação promete: tem dança de salão, pintura facial, contação de histórias, slackline, cama elástica, zumba e muito mais brincadeiras e diversões.

SERVIÇO

Projeto Viva o Parque – Cocó

Data: Todos os domingos

Horário: de 7h às 12h

Projeto Viva o Parque – Botânico

Endereço: Estrada José Aragão e Albuquerque, S/n – Itambé, Caucaia

Data: Todos os domingos

Horário: de 9h às 12h

Projeto Viva o Parque – Sítio Curió

Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, Fortaleza

Horário: de 8h às 12h

Projeto Viva o Parque -Maranguapinho

Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, próximo EEEP Darcy Ribeiro, Fortaleza

Data: Todos os domingos

Horário: de 8h às 12h