Faça sol ou faça chuva, domingo tem Viva o Parque

6 de fevereiro de 2020 - 15:03

Neste domingo (9/2) os visitantes das unidades de conservação (UCs) estaduais, Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) do Sítio Curió, Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Ceará-Maranguapinho, Parque Estadual Botânico, em Caucaia, e Parque Estadual do Cocó, poderão conferir a animada e divertida programação do Viva o Parque. As atividades começam às 8h e terminam ao meio dia. “Tem massoterapia, tai chi chuan, yoga, biodança, zumba, aeróbica, dança de salão, slackline, trilha interpretativa e oficinas de plantio de árvores”, informa Paulo Lira, gestor do Cocó.

Além das atrações fixas do projeto, para quem gosta de práticas esportivas mais radicais, no Cocó tem arvorismo com dez estações de eco aventura que também funcionam aos sábados (de 8h às 17h). O visitante ainda pode desfrutar de um “agradável” passeio de barco. E para o público que gosta de “bater bola”, a UC disponibiliza quadras para a prática de futsal, basquete e voleibol, quadras de areia para o vôlei de praia e beach tênis. Recentemente, foi inaugurada uma Areninha, com quadra poliesportiva.

O Viva o Parque é uma realização do Governo do Ceará, coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). O projeto foi criado para oferecer à população cearense a oportunidade de reaproximar-se da natureza, por meio de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação, realizadas em áreas verdes públicas. “O propósito é contribuir para o desenvolvimento de consciência ecológica, bem-estar, qualidade de vida e inclusão social”, afirma o titular da SEMA, Artur Bruno.

Botânico, Curió e Maranguapinho

Todos os domingos, a partir das 9h, o Viva o Parque leva ao Botânico a zumba, a escalada fixa, o pula-pula, oficinas, pinturas de rosto e muitas outras brincadeiras e atividades. Lá, ainda tem o parquinho infantil e o pedalinho, além de áreas para piqueniques e outros eventos. “Tem também as trilhas guiadas, o orquidário, o meliponário e o Museu do Meio Ambiente”, lembra George Feijão, gestor da UC. No Sítio Curió, na Lagoa Redonda, e na APA do Estuário Rio Ceará/Maranguapinho, no Canindezinho, a programação é de dança de salão, pintura facial, contação de histórias, slackline, cama elástica, zumba e mais brincadeiras e diversões.

Meio ambiente agradece!

O respeito ao meio ambiente e o gerenciamento do pós-evento é rigorosamente observado pela Gestão do Parque e por uma equipe externa contratada pela SEMA. Toda a limpeza da área de abrangência dos eventos é sempre concluída às 14 horas do domingo e os resíduos gerados são coletados e destinados de forma ambientalmente correta. É sempre bom lembrar que toda atividade planejada para acontecer em uma UC, é feita de forma a atender as restrições ambientais de cada uma delas. O ideal é não gerar e nem descartar lixo nas unidades de conservação. O meio ambiente agradece!

SERVIÇO:

Projeto Viva o Parque – no Parque Estadual do Cocó

Horário: de 7h às 12h

Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza.

Projeto Viva o Parque – no Parque Estadual Botânico

Horário: de 9h às 12h

Endereço: Estrada José Aragão e Albuquerque, s/n – Itambé, Caucaia.

Projeto Viva o Parque – na ARIE do Sítio Curió

Horário: de 8h às 12h

Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, Fortaleza-CE.

Projeto Viva o Parque – na APA do Estuário do Rio Ceará-Maranguapinho

Horário: de 8h às 12h

Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, no Canindezinho, próximo EEEP Darcy Ribeiro, Fortaleza.