SEMA forma 31 educadores ambientais em São José da Macaoca, distrito de Madalena

4 de fevereiro de 2020 - 16:47

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), certificou 31 Multiplicadores em Educação Ambiental, no último dia 31 de janeiro, em São José da Macaoca, distrito do município de Madalena. A certificação aconteceu na sede do Centro Cultural da Arte Popular e de Apoio ao Desenvolvimento Educacional e Social (CCAPBRASIL).

Para receber a certificação, os multiplicadores participaram de duas etapas do curso. Na primeira, ocorrida no período de 19 a 21 de novembro último, eles foram capacitados e treinados pelas facilitadoras, Luzilene Saboia e Katiane Almeida, técnicas da Coeas/SEMA, para elaborar um plano de ação em educação ambiental. O público-alvo do curso foram agricultores, estudantes, técnicos agrícolas, professores, representantes do Conselho Tutelar, orientadores sociais e agentes de trânsito e universitários.

Na segunda etapa foram apresentados os resultados dos planos de ações executados pelos multiplicadores. Três planos foram apresentados: Meu Meio Ambiente Limpo e Sustentável, Reciclagem, conscientização e separação de lixo; e Influenciadores Ambientais. “Todos os planos atingiram as expectativas e todos os temas voltados às questões ambientais locais”, relatou Luzilene. “Foram realizados com responsabilidade e compromisso”, encerrou.

Aula de campo

Durante a primeira etapa, os alunos também realizaram aula de campo na Gruta Casa de Pedra. “Uma preciosidade da espeleologia na região da Caatinga”, disse Katiane Almeida. “A aula foi muito bem conduzida pela professora Clara Severo e proporcionou aos participantes apreciar a beleza da paisagem local e suas histórias”, completou.