SEMA participa do XIX Encontro de Produtores Orgânicos do Nordeste, em Várzea Alegre

24 de janeiro de 2020 - 11:35

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) participou do XIX Encontro de Produtores Orgânicos do Nordeste (EPO XIX), ocorrido no período de 20 a 22 de janeiro, na Escola Dr. Dário Batista Moreno, em Várzea Alegre. Promovido e realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município, a XIX EPO o tema central do evento foi, “Novas Tecnologias para Sustentabilidade da Agricultura Orgânica”.

O titular da SEMA, Artur Bruno, foi representado pelo técnico da Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas), da Secretaria, Genario Azevedo. Na abertura do evento, dia 21, ele proferiu a palestra “Tecnologias para Sustentabilidade da Agricultura Orgânica”. Na ocasião, ele ressaltou a necessidade de se trabalhar na Agroecologia, os pilares da sustentabilidade. “Assim construiremos uma agricultura que seja socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável”, disse Genario.

Ele também destacou a relação da Politica Estadual de Resíduos Sólidos com a produção orgânica/ecológica. “Tem muito a colaborar, uma vez que nas Centrais de Tratamento de Resíduos (CTRs) será implantado um pátio de compostagem par produção de composto orgânico”, afirmou. “Esse material será direcionado para agricultores familiares”, completou. As CTRs estão previstas na Política e serão gerenciadas pelos Consórcios. “Os orgânicos representam 51% dos resíduos produzidos nos municípios”, explicou o técnico.

O XIX Encontro de Produtores Orgânicos do Nordeste contou com a participação de 150 pessoas, representando os estados do Ceará, Rio Grande Norte, Pernambuco, Sergipe, Bahia e Alagoas. Além do apoio da SEMA. Recebeu apoio da SEMA, Universidade Federal do Cariri, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Banco do Nordeste e Fetraece.