Domingo tem Viva o Parque e #VemPassarinharNoCocó

10 de janeiro de 2020 - 10:38


Neste domingo (12/01) tem Viva o Parque nas unidades de conservação (UC) estaduais, Cocó, Botânico (este em Caucaia), ARIE do Sítio do Curió e APA do Rio Ceará. A novidade é o início da segunda temporada do #VemPassarinharNoCocó. A observação de aves está prevista para começar às sete da manhã e o ponto de encontro é no Centro de Referência do Parque, onde acontece um café da manhã coletivo. “Já a programação do Viva o Parque terá a movimentação de sempre”, destaca o gestor da UC, Paulo Lira.

“Vai ter muita brincadeira, diversão, música e prática esportiva, em meio à exuberante natureza localizada no coração de Fortaleza”, destaca. São muitas as atividades: tai chi chuan, yoga, biodança, zumba aeróbica, dança de salão, capoeira, slackline e apresentações culturais. A programação também contempla as crianças por meio de jogos coletivos, aulas de circo, pintura facial, contação de histórias, teatro de bonecos e malabares.

No Cocó, para quem gosta de práticas esportivas mais radicais, tem o arvorismo com dez estações de eco aventura que também funcionam aos sábados (de 8h às 17h). Há também o passeio de barco pelo rio. A atividade acontece de terça a domingo (às quartas os passeios são destinados às escolas públicas gratuitamente), com horários que variam de acordo com a tábua de marés, com agendamento realizado por meio do telefone: (85)3234-3574.

Botânico, Curió e APA do Rio Ceará

No Parque Estadual Botânico, em Caucaia, além da programação do projeto Viva o Parque as crianças podem curtir o tradicional pedalinho no lago e o parquinho infantil da UC. Tem também as trilhas guiadas, o orquidário, o meliponário e o Museu do Meio Ambiente. No Sítio Curió, na Lagoa Redonda, e na APA do Estuário Rio Ceará, no Canindezinho, a programação promete: tem dança de salão, pintura facial, contação de histórias, slackline, cama elástica, zumba e muito mais brincadeiras e diversões.

Viva o Parque

O projeto Viva o Parque é uma iniciativa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). O objetivo é oferecer à população cearense, a oportunidade de reaproximar-se da natureza por meio de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação, realizadas em áreas verdes públicas. Na SEMA, a gestão do projeto fica sob a responsabilidade da Coordenação de Biodiversidade (Cobio).

SERVIÇO

Projeto Viva o Parque – no Parque Estadual do Cocó

Data: Todos os domingos

Horário: de 7h às 12h

Projeto Viva o Parque – no Parque Estadual Botânico

Endereço: Estrada José Aragão e Albuquerque, S/n – Itambé, Caucaia

Data: Todos os domingos

Horário: de 9h às 12h

Projeto Viva o Parque na ARIE do Sítio Curió

Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, Fortaleza

Horário: de 8h às 12h

Projeto Viva o Parque na APA do Estuário do Rio Ceará

Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, próximo EEEP Darcy Ribeiro, Fortaleza

Data: Todos os domingos

Horário: de 8h às 12h