Ambientalista Renato Aragão visita Parque Estadual Botânico

8 de janeiro de 2020 - 14:35

Parque Estadual Botânico do Ceará recebe visita do seu ilustre fundador. No último dia 7 de janeiro, Renato Lima Aragão, atual dirigente do Departamento de Meio Ambiente da FIEC, foi recebido pelo gestor do parque, George Feijão, e sua equipe. Feijão destacou o “trabalho incansável” de Aragão no processo de criação de unidades de conservação (UCs) estaduais. Além do Botânico, ele está por trás do surgimento da APA do Lagamar do Cauípe, Estação Ecológica do Pecém, Parque Estadual Marinho Pedra da Risca do Meio, APA do Estuário do Rio Mundaú, APA das Dunas da Lagoinha e o Corredor Ecológico do Rio Pacoti.

“Nos últimos seis anos ele doou cerca de 650 livros para a Biblioteca Renato Lima Aragão, do Botânico”, conta Feijão. “Nada mais justo do que homenagear o ambientalista idealizador do Parque”, explica. O acervo constituído de livros sobre a temática ambiental está disponível, ao público em geral, de segunda a sexta de 8h às 12h e de 13h às 17h. “Inclusive para professores e pesquisadores que nos visitam”, completa Feijão. Aos domingos, o espaço é aberta aos frequentadores do Programa Viva o Parque, no período de 8h às 12h.

Saiba mais

A trajetória do ambientalista Antônio Renato Lima Aragão está ligada a história do meio ambiente no Ceará. Desde a década de 1960, quando poucos ainda “militavam” na área, Renato Aragão, como gosta de ser chamado, já atuava fortemente em defesa dos territórios verdes do Estado. O sobralense, geógrafo e ex-professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), além de ser o grande responsável pela elaboração da proposta de criação da Política Estadual do Meio Ambiente (1987), foi o primeiro titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).