Lançados planos de manejo do Parque Botânico e APA do Estuário do Rio Ceará
20 de dezembro de 2019 - 11:47

O titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, participou, na manhã de hoje (20/12), do lançamento e entrega dos Plano de Manejo, do Parque Estadual Botânico e da Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Ceará. “Os planos são ferramentas importantes para o planejamento ambiental e para garantir o cumprimento dos objetivos de criação da unidade de conservação (UC)”, disse Bruno, durante a solenidade ocorrida no Auditório do Botânico.
Os referidos planos são uma exigência da Lei Federal 9985/2000 que trata do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC – Lei 9985/2000). De acordo com a coordenadora de Biodiversidade, da SEMA, Doris Day Santos, é um “documento consistente” e traz informações sobre o zoneamento da UC. “Traça as normas gerais e ações estratégicas para a proteção da biodiversidade da área protegida e de seu entorno”, informou.
Saiba mais
O Plano de Manejo é o documento no qual se estabelecem o zoneamento e as normas que devem orientar o uso da área e o manejo dos recursos naturais, incluindo a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da Unidade.
