SEMA participa do Fórum Permanente de Dirigentes do Sistema Nacional de UCs, em Recife
19 de dezembro de 2019 - 15:58

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) participou do 3º Encontro do Fórum Permanente de Dirigentes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), em Recife (PE). A SEMA foi representada pela dirigente da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/SEMA), Doris Day Santos e pela orientadora da Célula e pela orientadora da Célula de Conservação e Diversidade Biológica (Cedib), Andrea Moreira, da Cobio/SEMA.
O encontro ocorrido no último dia 10 de dezembro, na cidade de Recife, teve como objetivo aprimorar as articulações entre Estados e municípios no contexto da gestão das Unidades de Conservação (UCs), além de promover um maior intercâmbio entre os dirigentes do sistema, nivelar informações e debater temas prioritários para o ano que vem, quando o SNUC completa 20 anos de criação.
“O Fortalecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, a integração dos órgãos gestores, condensação Ambiental, o aprimoramento do Cadastro Nacional de UCs e o fomento da utilização da ferramenta Sistema de Análise e Monitoramento da Gestão de Unidades de Conservação (SAMGe)), foram temas tratados no fórum”, disse Dóris. “Foi um momento rico com trocas de experiências exitosas sobre a articulação com os municípios no âmbito da gestão de UCs”, completa.
Andréa Moreira, ponto focal do Samge no Estado, relatou as etapas de implantação do Sistema e tratou dos avanços em utilizá-lo. “O Ceará foi pioneiro em instituir uma Instrução Normativa para a implantação do Samge”, informou. As técnicas da SEMA foram unânimes em disponibilizar o Ceará, como estado sede para o próximo Encontro do Fórum Permanente de Dirigentes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação.
O encontro contou com a representação de 23 estados da federação. Como encaminhamentos da reunião foram priorizados para 2020 a discussão de temas como 20 anos do SNUC, Regularização Fundiária e Planos de Manejo.