Vice-Governadoria firma compromisso com catadoras no âmbito da Coleta Seletiva Solidária

18 de dezembro de 2019 - 14:29

O Gabinete da Vice-Governadoria do Estado do Ceará assinou Termo de Compromisso para a Coleta e Destinação de Resíduos Recicláveis, no âmbito do programa Coleta Seletiva Solidária. A solenidade ocorreu na manhã de hoje (18/12) no auditório do Gabinete, contou com a presença da Vice-Governadora, Izolda Cela, do Secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, e as presidentes, Maria Lilian Teixeira, da Rede Estadual de Catadores do Ceará, e Laudirene Teixeira de Souza da Associação Viva a Vida.

Artur Bruno explicou que a Coleta Seletiva Solidária foi instituída por Decreto assinado pelo Governador Camilo Santana, determina a prática da separação de resíduos em todos os órgãos da administração estadual, de forma a promover inclusão social e renda para os catadores de materiais recicláveis. “É uma política construída coletivamente e que passa pela mudança de cultura, com a participação dos catadores é fundamental”, disse. “Que a Vice-Governadora seja a nossa embaixadora e juntos, possamos convencer o maior número de órgãos a se envolver neste projeto”, completou.

Para Laudirene Teixeira de Souza, “graças a Deus” essa lei foi assinada. “Devemos muito a esse projeto a nossa sobrevivência, já que vivemos do lixo e ainda podemos ajudar a natureza”, declarou a presidente da Associação Viva a Vida que será beneficiada com os recicláveis gerados nas instalações da Vice-Governadoria. “Somos sete mulheres reunidas e tiramos o nosso sustento e criamos nossos filhos a partir da coleta seletiva”, relatou. Estão incluídos no projeto os materiais recicláveis não perigosos, como papel, papelão, objetos metálicos e de vidro, pratos, copos e garrafas descartáveis.

A Vice-Governadora Isolda se mostrou sensibilizada com as afirmações da catadora e disse que Laudirene foi feliz ao citar acertadamente, os dois “eixos” principais deste contexto: Natureza e geração de renda. “Quer composição poderia ser melhor? Contribuir para a melhoria do meio ambiente e ainda gerar renda”, disse. “Essa ação envolve uma rede de responsabilidades na base e cada um de nós precisa fazer a parte que nos cabe”, refletiu a Vice-Governadora. “É uma situação que nos convoca a contribuir”, encerrou.

“Encerramos o ano com a participação de dez órgãos da administração pública estadual comprometidos com a Coleta Seletiva Solidária”, afirma André Pereira, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável da (Codes/SEMA). São eles: Secretarias do Meio Ambiente; da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), de Esportes e Juventude (Sejuv), da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece); e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), a Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), a Companhia de Gestão dos Recursos Hídrico (Cogerh), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) e a Vice-Governadoria do Estado.

A Coleta Seletiva Solidária foi instituída pelo Decreto Estadual 32.981, de 21 de fevereiro de 2019, assinado pelo Governador Camilo Santana. Determina que todos os órgãos públicos estaduais façam a coleta seletiva com o objetivo de descartar corretamente os resíduos sólidos produzidos, de forma a promover a inclusão social e a emancipação econômica de catadores organizados em associações e ou em cooperativa.