I Seminário Nordeste de Resíduos Sólidos

18 de dezembro de 2019 - 14:24

Agradecimento!

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), organizadora do I Seminário Nordeste de Resíduos Sólidos, ocorrido dias 12 e 13 de dezembro de 2019, no Auditório Murilo Aguiar da Assembleia do Estado do Ceará (AL-CE), em Fortaleza, agradece a participação de todos e deseja muito sucesso aos que levarem essa experiência para os seus municípios. A presença de mais de 600 pessoas durante os dois dias de painéis e debates foi enriquecedor e extraordinário.

O I Seminário Nordeste de Resíduos Sólidos foi um momento muito especial de construção coletiva de conhecimentos fundamentais e estudos de casos sobre Gestão de Resíduos Sólidos, que culminou com a entrega simbólica de 103 Planos de Coletas Seletivas Múltiplas, aos municípios cearenses, por ocasião do encerramento do nosso encontro.

Todo o sucesso que alcançamos foi fruto do trabalho em equipe. Significa dizer que cada um fez a sua parte, e muito bem. Obrigado também aos palestrantes e moderadores que se deslocaram de seus locais de trabalho, alguns de outras cidades, de outros estados e até de outros países, para conosco, compartilhar experiências. Obrigada aos patrocinadores e à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido, da AL-CE, sem o apoio de vocês não teria sido possível realizar o I Seminário Nordeste de Resíduos Sólidos.

Neste espaço você pode acessar dados referentes ao evento, as apresentações de todos os palestrantes e fotos. Quanto aos certificados, estarão disponíveis a partir do dia 13 de janeiro de 2020.

André Pereira

Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/SEMA)

Responsável Técnico do I Seminário Nordeste de Resíduos Sólidos

RESUMO DO EVENTO

Público Geral: 600 pessoas

Estados participantes: Ceará; Paraíba; Maranhão; Bahia, São Paulo e Rio Grande do Norte.

Municípios presentes: Banabuiú, Quixadá, Itaitinga, Tauá, Parambu, Ubajara, Baturité, Milagres, Nova Russas, Palhano, Pacajus, Guaramiranga, Pentecoste, Ocara, Lavras da Mangabeira, Iguatu, Várzea Alegre; Piquet Carneiro; Saboeiro; Graça; São João do Jaguaribe; Banabuiú; Ibaretama; Tianguá e Santana do Acaraú

Prefeitos Municipais: Francisco Hermes Nobre – Prefeito de Banabuiú; Francisco Edson de Moraes – Prefeito de Ibaretama; Bismarck Maia – Prefeito de Piquet Carneiro; Gotardo – Prefeito de Saboeiro; Fátima Araújo – Quixelô; Augusto Brito – Prefeito de Graça e Francisco Acácio Chaves – São João do Jaguaribe.

Consórcios presentes: AMSA, Chapada da Ibiapaba, Cariri Leste, Cariri Oeste, Centro Sul I, Codessul, Metropolitana B, Região Metropolitana de Sobral, Sertão dos Inhamuns, Sertão Central I, Sertão Central II, Vale do Jaguaribe II, Sertão de Crateús, Litoral Norte.

Instituições públicas e privadas: Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental de Fortaleza (ACFOR), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), Assembleia Legislativa, Cagece, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Companhia de Gestão dos Recursos Hídrico (Cogerh), ENEL, Esmaltec, Instituto Federal do Ceará (IFCE), Instituto Nacional Processamento Embalagens (Inpev), Instituto Agropolos do Ceará, Metrofor, Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Cear (Nutec), SCSP, Secretaria das Cidades, Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma), Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), 3 Corações, Universidade Federal do Ceará (UFC), Vida BR.

Apresentações e Galeria de Fotos: AQUI