SEMA capacita multiplicadores ambientais em Cariré

17 de dezembro de 2019 - 08:21

De 3 a 5 de dezembro, foi realizada no auditório da Escola Francisco Hermínio Ponte, em Cariré, a primeira etapa do Curso Capacitação de Multiplicadores em Educação Ambiental. Ministrado pelos técnicos da Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas/SEMA), Genario Azevedo e Luzilene Saboia, foi dirigido aos professores da rede pública municipal de educação, estudantes, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cariré e Marco, membros do COMDEMA, técnicos municipais das secretarias Saúde, Agricultura e Meio Ambiente. O trabalho teve o apoio da Secretaria do Meio Ambiente, de Cariré.

Temas como Noções de Legislação Ambiental, Código Florestal, Unidades de Conservação, Resíduos Sólidos, Recursos Hídricos, Agrotóxicos, Agroecologia e Sistema Agroflorestais, estavam na grade da programação. Os cursistas tiveram ainda a oportunidade de conhecer a Central Municipal de Reciclagem (CMR), que está em construção, e a Estação de Transbordo (ETR), de Cariré. “Os equipamentos fazem parte do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS) e são importantes no processo de desativação do lixão de Cariré”, explica Genario Azevedo.

De acordo com Luzilene Saboia, o grupo também visitou o Açude Taquara, no distrito de Arariús. “Foi uma visita técnica muito importante, oportunizou conhecermos as ações voltadas para a qualidade da água daquele reservatório hídrico”, disse. Ainda de segundo a educadora ambiental, os cursistas elaboraram planos de ação, que serão executados no prazo máximo de 60 dias. “Esta é uma atividade que também integra a carga horária da capacitação”, encerra.