I Seminário Nordeste de Resíduos Sólidos é aberto na Assembleia Legislativa

12 de dezembro de 2019 - 16:22

O I Seminário Nordeste de Resíduos Sólidos foi aberto nesta quinta (12) e prossegue até sexta-feira (13), no Auditório Murilo Aguiar, da Assembleia, em Fortaleza. O evento é uma promoção da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema) e a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa e reuniu autoridades e técnicos das prefeituras de vários municípios do Ceará, bem como ao público em geral interessado na temática.

A saudação de abertura foi feita pelo deputado estadual Acrísio Sena (PT), presidente da Comissão, seguido do secretário Artur Bruno, da SEMA. Também na mesa, o deputado estadual Renato Roseno (Psol), da Comissão de Direitos Humanos da AL, além do titular da Cegás, Hugo Santana, dentre outras autoridades. O evento continua nesta sexta. As palestras e painéis ocorrerão sempre no horário de 8h às 17 h.

Na palestra inicial, Bruno falou sobre os avanços da Política Estadual de Resíduos Sólidos, com destaque para o Projeto Coletas Seletivas Múltiplas, coordenado pela Sema e os Consórcios Municipais de Resíduos. “Este ano, todos os 184 municípios do Ceará terão seus Planos de Coletas Seletivas Múltiplas”, anunciou. Ele realizou apresentação do histórico da evolução das políticas e gestão integradas dos resíduos sólidos no Ceará de 1997 até hoje. Hugo Santana falou sobre a captação de biogás nos aterros sanitários, uma experiência exitosa no Ceará.

No período da tarde, o destaque foi para as exposições sobre a capital cearense. Representantes da Prefeitura de Fortaleza falaram sobre a gestão dos resíduos na capital. O professor Alberto Gradvhol ressaltou a experiência dos ecopontos. Hugo Néri, do Grupo Marquise, falou dos desafios da limpeza urbana numa cidade de mais 2,5 milhões de habitantes.

No segundo turno da tarde, o secretário das Cidades, Paulo Henrique Lustosa, falou sobre os consórcios que estão tornando realidade os aterros sanitários. Humberto Júnior, professor do IFCE, e Maurício Fiúza, da Universidade Federal da Bahia, discorreram sobre iniciativas de gestão de resíduos adequadas à realidade do Nordeste.